Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

3096

30 de março de 2015 10:00

Problemas com desligamento e temperatura. 14z

Comprei um Inspiron 14z Ultrabook 5423 há aproximadamente um ano e desde então, sofri com muitos problemas referentes ao produto.

No segundo mês de uso, a máquina apresentou problemas sérios de temperatura, que atingia niveis elevadíssimos até mesmo em atividades cotidianas (ao utilizar programas como o iTunes). Jogar, então, impossível. Em jogos 'leves' como The Sims 4 e World of Warcraft, o computador passava até mesmo de 80º. 

Então, a máquina começou a apresentar ruídos muito altos vindos do cooler. Foi quando liguei para a assistência técnica (o atendente com quem falei foi extremamente rude). A dell encaminhou um técnico, que veio até aqui e trocou as peças relacionadas à temperatura do computador.

A máquina, no entanto, continua apresentando temperaturas altas e eu desisti completamente de utilizá-la para jogos. Além disso, não posso de jeito nenhum ativar a minha placa dedicada AMD, se não ele esquenta mais ainda. Alguns jogos sequer reconhecem a existência dela.

A placa se tornou completamente inútil, pois não posso utilizá-la de jeito nenhum.  

Depois de um tempo, com o windows 8.1 instalado, esse mesmo computador começou a apresentar mais um problema: ele não desliga completamente. Quando coloco pra desligar, a tela se apaga e o botão power + a luzinha frontal continuam acesos. Com isso, sou obrigada a forçar o desligamento segurando o botão por alguns segundos.

Recentemente, o notebook parou de ligar de vez! Tive que mandar para a assistência técnica. Ele voltou a funcionar, mas continuou com o mesmo problema de desligamento! Receio que a causa do pane tenha sido essa. Já tentei desativar a opção de "Ligar inicialização rápida", mas não adiantou nada.

Já que não consigo resolver de jeito nenhum meu problema de temperatura e não posso nem mesmo utilizar a placa dedicada da AMD, gostaria de pelo menos resolver meu problema de desligamento, pois minha garantia acabou recentemente e não quero perder meu computador.

Postagens com os mesmos problemas relacionados a notebooks Dell são extremamente comuns por aqui. Já tentei seguir diversas instruções apresentadas pelos moderadores, mas nunca consegui encontrar uma solução. É a primeira vez que faço uma postagem. 

Agradeço a atenção!

2 Mensagens

31 de março de 2015 13:00

Boa tarde, 

Tenho o mesmo computador e ele apresenta os mesmos problemas de aquecimento e desligamento ao ser utilizado em jogos ou programas que necessitam da algum desempenho maior do PC. Também tenho seríssimos problemas com a placa dedicada. Além de uma, das somente DUAS portas USB não funcionar.

O que acho interessante é este tipo de problema aparecer estranhamente após aproximadamente 1 ano, que é quando acaba a garantia. Eu até tentei renovar, porém como com apenas um mês de uso minha placa mãe simplesmente parou de funcionar, ela teve que ser trocada. Com isso o preço da minha renovação de garantia foi extremamente alto.

Agradeceria se conseguisse alguma ajuda também.

304 Mensagens

1 de abril de 2015 11:00

Bom dia ASTTARK,

Esta falha é semelhante a de drivers que o modelo 5537 apresentou, porém ja foi corrigida com um novo update, segue o passo a passo para correção do problema de desligamento / hibernação:

BIOS http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=7PJJ4&fileId=3203662826&osCode=W764&productCode=inspiron-14z-5423&languageCode=BP,EN&categoryId=BI

Chipset  http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=T98JJ&fileId=3287392517&osCode=W764&productCode=inspiron-14z-5423&languageCode=BP,EN&categoryId=CS

Intel Vídeo Driver - Intel Graphics 4400 - 10.18.10.3316

AMD Vídeo Driver - AMD-8850 / AMD-8670 (Verifique o modelo embarcado na máquina)

DDU (Display Driver Uninstaller) - DDU v12.9.9

Após o download, execute os procedimentos na seguinte ordem:

  1. Execute o instalador da BIOS do seu notebook. Caso a BIOS instalada já estiver na versão mais recente, *** para o 3º passo;
  2. Plugue sua máquina numa fonte de energia e siga os passos de instalação. Ao ser requisitado, reinicie a máquina;
  3. Faça o download do DDU (Display Driver Uninstaller)e execute-o.
    1. Ao ser executado, ele irá requisitar reiniciar a máquina em modo seguro. Clique em Sim para continuar.
    2. Após reiniciar a máquina, execute o DDU novamente.
    3. Na opção Select Graphic Driver, escolha AMD.
    4. Selecione a opção Remove C:\AMD and or C:\NVIDIA folders e clique no botão Clean and restart.
    5. Repita o mesmo processo, desta vez selecionando a opção INTEL no programa DDU.
  4. Reinicie o equipamento;
  5. Execute e instale o Chipset Driver;
  6. Execute e instale o Intel Video Driver;
  7. Reinicie o equipamento;
  8. Execute e instale o AMD Driver da placa presente em seu equipamento.
  9. Reinicie o equipamento uma última vez;

Para garantir que o problema não retorne posteriormente, iremos desabilitar a opção em que o Windows era autorizado a sobrescrever o driver automaticamente.

  1. Pressione Windows + X e selecione a opção Sistema;
  2. No canto superior esquerdo, clique em Configurações Avançadas do Sistema;
  3. Selecione a aba Hardware e clique em Configurações de Instalação do Dispositivo;
  4. Marque a opção Não, deixe-me escolher o que fazer;
  5. Marque também Nunca instalar o software do driver usando o Windows Update;
  6. Desmarque a opção Obter automaticamente o aplicativo do dispositivo e informações fornecidas pelo fabricante do dispositivo;
  7. Clique em Salvar alterações e reinicie a máquina;

Quanto ao desempenho de jogos, mesmo que não consiga selecionar a placa de video dedicada, ela esta em uso continuo, juntamente com a placa da Intel, porém podemos setar manualmente para utilizar os jogos sempre em maximo desempenho:

-No menu iniciar procure o aplicativo Catalyst

- Clique na opção Configurações de aplicativos de gráficos alternáveis

- Selecione o programa ou jogo desejado e altere para Alto desempenho

- Clique em aplicar e reinicie o aplicativo, ele estará no maximo de desempenho

Quanto a temperatura de 80º esta dentro do esperado, principalmente quando executando jogos como o The Sims 4 e WOW, a temperatura maxima suportada por este processador é de 105º.

Marcelo, quanto a USB em falha, por favor me informe a etiqueta de serviço (TAG) do equipamento por mensagem privada para que possamos verificar o mesmo.

3 Mensagens

1 de abril de 2015 19:00

Olá,

Fiz o procedimento de acordo com o que foi sugerido, mas o computador continua com o problema. O botão Power e a "luzinha" frontal ficam acesos mesmo após o desligamento, e o único jeito de desligar é à força se eu segurar o botão por alguns segundos. Recentemente, o computador parou de ligar de uma vez e eu receio que tenha sido por causa disso, não quero ter problemas futuros :(

Tem mais alguma coisa que eu poderia tentar? Que problema poderia estar causando isso?
De toda forma, muito obrigada pela ajuda.

304 Mensagens

6 de abril de 2015 04:00

Bom dia ASTTARK,

Ele não esta mais ligando?

Neste caso a falha possivelmente era física, por isto a atualização de drivers não resolveu a mesma, por favor, me informe por mensagem privada a Etiqueta de serviço (TAG) do seu equipamento.

1 Mensagem

18 de abril de 2015 08:00

olá, eu tenho um inspiron 14r, e tenho o mesmo proplema, em jogos ele aqece de mais e desliga, eu jogo warthunder, com os gráficos no minimo ele roda a uma média de 100 fps, e mesmo assim ele esquenta e algumas vezes desliga, se eu aumentar os graficos entao com certeza ele desliga.

304 Mensagens

19 de abril de 2015 04:00

Bom dia Jorge,

Poderia me informar a temperatura que o equipamento esta atingindo?

Me informe também por mensagem privada a etiqueta de serviço do equipamento.

Nenhum evento encontrado!

Top