Não Resolvido
Esta postagem tem mais de 5 anos
1 Rookie
•
14 Mensagens
4
24077
26 de abril de 2018 15:00
Thermal Throttling 7560 e 7572
No ultimo mês eu estou completamente decepcionado com a Dell, sou cliente da Dell ha mais de 5 anos e sempre recomendei todos a comprarem, mas infelizmente isso provavelmente vai mudar.
Inicialmente comprei o Dell Inspiron 7560-a30s(Modelo com 16Gb de RAM e 128Gb de SSD), apesar das falhas de acabamento o notebook era realmente muito bom, mas tinha um gargalo gigantesco, um limite de temperatura da GPU, que era de 70ºC. Tentei de tudo para conseguir resolver esse problema mas nada funcionava. Para conseguir jogar jogos básicos como Lol e Cs-GO eu precisava de um ventilador direcionado para o notebook o tempo todo, e mesmo assim não ficava 100%.
Pedi a devolução do notebook, eles me ofereceram o novo Dell Inspiron 7572, com o i7 de 8th geração e com placa de vídeo 150MX. Eu imaginei que eles não iriam cometer o mesmo erro, depois de 2 anos de reclamações do 7560 eles iriam corrigir esse problema. Para a minha infelicidade isso não aconteceu, e pra piorar eles acharam pouco o limite de apenas 70º e diminuíram para 67°, qualquer coisa que você faça e que utilize a GPU vai chegar nessa temperatura. Nem mesmo o ventilador só para o notebook funciona mais, se a Dell não resolver esse problema o jeito vai ser pedir o dinheiro de volta ou botar na justiça.

eitandre
1 Rookie
•
21 Mensagens
0
14 de junho de 2018 12:00
Se você, que tinha suporte premmium, desistiu.... imagine nós.
AlanLeitao
53 Mensagens
0
14 de junho de 2018 19:00
Rapaz, eu desejo toda a sorte do mundo para vocês, porque irão precisar. Quem não entrar na justiça cobrando isso vai ser ignorado solenemente pela Dell. Se puderem mover uma ação coletiva seria legal. Eu desisti porque consegui vender a máquina pelo preço que paguei nela (comprei na Black Friday em promoção) e já comprei outro computador, um Macbook Pro que já estou usando para postar aqui no fórum. É outro padrão. Já testei a máquina aqui e ela roda tranquilamente, sem queda de frames, direto, e a temperatura não passa de 80 graus, sem termal throttling, sem travamentos, lentidão, nada... Até instalei o Windows e fiz os mesmos testes que eu fazia no Dell e pasmem, o Windows roda melhor nesse Mac do que em um computador projetado para rodar Windows.
pmarcos6821
8 Professor
•
6.3K Mensagens
•
28.1K Pontos
0
14 de junho de 2018 20:00
Para edição de vídeo o melhor custo benefício na quantia apresentada é um notebook gamer, a placa gtx não é das melhores para editar mas deixa a placa gt no chinelo no quesito edição
natanfranghieru
9 Mensagens
0
18 de junho de 2018 18:00
Boa noite pessoal,
Comprei na semana passada um Insipiron 15-7572-A30S e logo depois realizei uma pesquisa sobre esse modelo no fórum e me deparei com esse tópico. Já estava desesperado com a compra que tinha feito, que ia me dar dor de cabeça, mas hoje meu note chegou e pra minha surpresa ele está VOANDO nos jogos, fiquei aliviado. Joguei Need for Speed Payback, The Sims 4 e F.I.F.A. 18, todos no Ultra, e todos rodando tranquilamente.
Os passos que eu segui quando recebi o note foram:
1) Atualizar a BIOS.
2) Na BIOS, coloquei no modo Factory Settings (NÃO no BIOS Default), já que o modo Factory Settings são configurações otimizadas pela Dell.
3) Formatei o Note com a ISO que possuo do Windows 10 (última versão, 1803), não se preocupem com licença, pois ela está atrelada ao hardware, nem precisei colocar Serial e o windows ativou tranquilo. Apaguei todas as partições dos dois discos, ficaram os dois como espaço não alocado, e instalei o Windows no SSD. Isso pra realizar uma instalação limpa do Windows e remover tudo que a Dell coloca na imagem e nas partições.
4) Quando acabou a instalação, atualizei via Windows Update e depois baixei o driver da placa (398.11) direto do Site da Nvidia, junto com GeForce Experience, e deixei nas configurações default.
5) Com ele na tomada, cliquei no ícone da bateria e selecionei o modo "Mais alto desempenho" (ou algo assim, é o último da direita).
6) Instalei os jogos e a abri o Geforce Experience, dentro dele, procurei os jogos e pedi para otimizar.
7) Após isso testei os 3 jogos por algumas horas, e sucesso total. Além disso, o desempenho do notebook está nota 10, tudo bem que tenho ele por apenas 1 dia (rs), mas por enquanto estou satisfeito.
Então é isso, não sei se algum dos passos que fiz ajudou em algo, ou se o lote do meu notebook tem alguma coisa que foi modificada pela Dell, ou se ainda vou presenciar os problemas citados por aqui, mas por enquanto, está 100%!
Yurim9
1 Rookie
•
14 Mensagens
0
19 de junho de 2018 07:00
@natanfranghieru você poderia baixar o GPU-Z e me informar em que media fica a temperatura da GPU (A 150mx)?
natanfranghieru
9 Mensagens
0
19 de junho de 2018 08:00
Claro, farei isso quando voltar do trabalho.
natanfranghieru
9 Mensagens
0
19 de junho de 2018 19:00
Segue um print de um dos momentos que o jogo Need for Speed Payback mais exigiu da placa:
natanfranghieru
9 Mensagens
0
20 de junho de 2018 18:00
Galera, acho que descobri o problema!
Hoje joguei normalmente, depois, instalei o Dell Update em meu notebook e mandei rodar para verificar novos drivers, foi encontrada uma atualização para o Intel Dynamic Platform and Thermal Framework, ele atualizou para a 8.3.10207.5567 e, após isso, os jogos ficaram UMA CARROÇA!
Reverti a instalação do driver para a do Windows mesmo (a que estava desde o começo por eu ter feito uma instalação limpa do SO) e os jogos voltaram a voar como antes! Então sugiro a vocês:
1) Ir no gerenciador de dispositivos, procurar tudo que é relacionado a Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework, clicar com o botão direito, desinstalar dispositivo e ativar o checkbox "Excluir o driver deste dispositivo".
2) Após remover todos, rodar o Windows Update e instalar os drivers por lá, após a instalação, cheque se eles reapareceram lá, mas com uma versão diferente da maldita 8.3.10207.5567 (a minha foi para a 8.3.10205.4743), se não aparecer, clique lá em cima em "ação" -> "verificar se há alterações de hardware".
3) Só testar! O meu aqui está um desempenho excelente para jogos!
Parece que o problema era só driver mesmo!
Testem e veja se resolve!
natanfranghieru
9 Mensagens
0
21 de junho de 2018 03:00
Pesquisando hoje mais a fundo sobre esse assunto, muitos recomendam até a DESABILITAR COMPLETAMENTE o Intel Dynamic Platform and Thermal Framework do PC, para que o desempenho seja ainda melhor!
Claro que existem os contras que podem diminuir a vida útil do notebook, mas o pessoal que desabilitou diz que o desempenho fica ainda melhor e acaba de vez com o famigerado Termal Throttling.
Se for desabilitar essa feature, não esqueça de manter uma monitoração de temperatura sempre ativa em seu notebook, para que não tenha problemas de superaquecimento.
Alguns dizem também que esse problema ocorre apenas em versões específicas do Windows 10, mais precisamente a partir da Fall Creators, e que colocando uma versão anterior a essa no Notebook também resolveu o problema!
Além disso tem outra alternativa citada, que é conectar o notebook a um monitor externo com a opção de exibir somente no monitor externo.
Por enquanto vou manter a versão de driver e Windows que estão funcionando em meu notebook, mas caso eu veja que terei quedas de desempenho, vou tentar desabilitar ou fazer downgrade do SO para ver se melhora.
Peguei muitas informações sobre isso aqui: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/dell-inspiron-7567-gaming.616412/page-118 e aqui https://www.dropbox.com/s/9e75emkbx6dyy7b/Tutorial%20para%20Evitar%20Power%20Throttling%20no%20Dell%20Inspiron%207567.pdf?dl=0
Espero que consiga ajudar os amigos que estão com problemas!
natanfranghieru
9 Mensagens
0
21 de junho de 2018 10:00
Vou ver se consigo baixar o CS:GO para mostrar o resultado aqui.
Yurim9
1 Rookie
•
14 Mensagens
0
21 de junho de 2018 10:00
@natanfranghieru eu ainda não fiz o procedimento que você tinha feito la que conseguiu tirar o limite de 67º, porquê tem um monte de coisa instalada e vou gastar muito tempo pra instalar de novo, quando tiver tempo farei. Porem isso de desinstalar o Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework eu percebi no CS-GO que ele fica travando menos, mas o FPS cai pra 60~50 que é a mesma coisa de eu rodar o jogo com a placa integrada. Talvez se eu conseguir tirar o limite como você fez aumente, mas o medo é ter que formatar e depois não dar em nada.
BPlol
23 Mensagens
0
5 de julho de 2018 12:00
Como está o desempenho? As temperaturas? Realmente resolveu o problema trabalhando com os drivers do Windows?
Tenho acompanhado essa novela do Inspiron 7000 há meses, e finalmente estou quase comprando o modelo i7 de 15" com SSD, apesar das limitações.
Embora não pretenda jogar nele, gostaria de trabalhar esporadicamente com vídeos.
AlanLeitao
53 Mensagens
0
5 de julho de 2018 20:00
Se aceita um conselho, não compre esse modelo. Eu tentei trabalhar com Premiere Pro CC 2018.1 nele e quando o computador esquentava era simplesmente impossível continuar a edição, não importava se a timeline estivesse somente com cortes secos ou com efeitos simples. Bastava abrir o Premiere que o sistema começava a esquentar e depois de 15 minutos aberto não era mais possível dar play. Tinha que fechar o Premiere, esperar esfriar e depois abrir novamente para mais 15 minutos de trabalho. Você terá uma experiência muito ruim. Se aceita um conselho, pelo preço, compre um notebook gamer como o Inspiron 15 Gamer que tem sistema de refrigeração de alto nível e pelo que pesquisei não sofre com thermal throttling, mas a tela é de qualidade péssima. A verdade é que, se você quer ter uma máquina que dure anos a fio sem problemas e quer usar para trabalhos com vídeo, compre um Macbook Pro. Eu tinha um, decidi dar uma chance ao Dell mas depois de 6 meses e sem solução para os problemas eu vendi essa, desculpe o termo, bela b-o-s-t-a e voltei para o Mac. Nunca fui tão feliz.
BPlol
23 Mensagens
0
6 de julho de 2018 08:00
É uma coisa meio complicada, mas li sua experiência e tenho considerado ela também. Não tenho experiência com a Apple e não pretendo migrar pra ela (mas sei da qualidade que tem). Minha ideia era pegar um notebook midrange para suprir minhas necessidades, que é fotografia e design gráfico 98% do tempo e esporadicamente uma edição de video 1080p curtinho, no máximo de 5 minutos. O que eu considerei:
- Tela IPS (ouvi dizer que o 7000 tem uma tela meio amarelada, mas dá pra corrigir um pouco isso com calibração simples mesmo)
- Leve e discreto, pois apresentarei projetos com ele e provavelmente viverá nas minhas costas pelo menos 3 dias na semana (notebooks gamers estão fora de cogitação, são muito chamativos)
- Custo por volta de R$ 5000
Faz quase 10 anos que não troco de máquina, pois investi em outras coisas e o PC foi ficando. Hoje ainda trabalho num desktop com Core 2 Quad Q8300 @ 2.5GHz (pré época dos i3, i5, i7), 4GB de RAM (nunca consegui expandir por caprichos da placa mãe que precisa de um tipo de pente muito específico e que ninguém fabrica) e uma Radeon 5770 com 1024MB. Se o Dell 7000 me desse desempenho melhor já estaria feliz (considerando que é um notebook).
Se aquilo que o @natanfranghieru descobriu ajudasse, já seria meio caminho andado. Estava até considerando a compra de uma base refrigerada para deixar no office quando precisasse exigir mais do notebook. Enfim, muitas dúvidas numa compra que poderia ser certeza se esse throttle desaparecesse.
AlanLeitao
53 Mensagens
0
6 de julho de 2018 17:00
Eu entendo o que você colocou. Realmente os produtos Apple são muito caros, mas compensam muito com a ótima qualidade construtiva e a integração de hardware e software feitas pela mesma empresa, mas como não está no seu radar essa opção, acredito que vale pesquisar outras opções da Asus, da Lenovo ou da HP. Nos mid-range a Dell deixou muito a desejar e isso não parece que vai mudar pelos próximos um ou dois anos.
Sua máquina é guerreira. Uma dúvida: os softwares estão atualizados ou usando as versões originais da época? Acredito que não deva usar para edição, correto?