Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

10101

19 de março de 2015 03:00

[Tutorial] Intel Rapid Start & Intel Rapid Storage Technology DELL 15R 7520 SE

Bem, gente, passei 3 noites inteiras sem dormir, tudo para configurar a ma!@#ta tecnologia Intel Rapid Start Technology. Foram incansáveis pesquisas (mentira, me cansei muito) e muita falácia por aí - nada que eu procurava dava uma resposta definitiva, aliás, foi um verdadeiro quebra-cabeças pra juntar informações verídicas (além de filtrar as mentiras) e encontrar soluções onde ninguém havia citado.

Então decidi fazer meu próprio Tutorial e condensar informações que realmente ajudaram  e ajudarão a diversos donos deste equipamento, muito bom por sinal. Mas se não tiver certos cuidados terá realmente dores de cabeça....

Enfim, então vamos lá:


Requerimentos de Sistema:
Chipset:  Intel Z77/H77*/Q77 Express Chipset-based desktop board
*H77M é o Chipset do Dell 15R 7520, e, portanto, compatível com IRST
Processador: Qualquer p rocessador compatível com LGA1155
Ter no seu Dell/PC 1 HD SSD
Ter 1 HD normal (Para Intel Rapid Smart Response/Intel Rapid Storage Technology)
Software/Driver: Intel Rapid Start/Intel Rapid Storage Technology**
**Links abaixo do tutorial
Sistema Operacional:  Windows 7 (32/64 bits) ou superior

Passo 1: Configurando sua BIOS/UEFI
    • Caso seu sistema esteja instalado em modo ATA ou AHCI será preciso reinstalar o sistema com a opção da BIOS "Sata Operation" marcada como IRST. Para isso, será necessário os drivers do irst para reconhecimento dos HD's, e você poderá baixá-los aqui
    • Extraia-os em um pendrive e na hora da escolha da unidade para instalação do Windows aponte para o local da extração destes drivers para serem reconhecidos manualmente;
Passo 2: Configurando o SSD
    • Primeiro, certifique-se SE o seu SSD está como GPT ou MBR. Não importa se seu HD está GPT e o SSD MBR. Vai funcionar de qualquer forma. Porém, implica na configuração do mesmo;
    • Abra o prompt de comando com privilégios administrativos;
    • Digite diskpart [enter];
    • Certifique-se da quantidade de Memória RAM INSTALADA no seu sistema. A partição que criaremos a seguir para os propósitos da instalação do Intel Rapid Start Technology deverá ter tamanho igual ou superior a Memória RAM instalada em seu sistema; Caso 2GB: 2048MB ou superior/4GB: 4096 ou superior/8: 8096MB ou superior
Neste tutorial estou seguindo a política de utilizar todo o SSD para o Intel Rapid Start/Storage Techonology.
Para ambos os casos o SSD listado é o "1" e a quantidade de RAM é 8GB;
    • PARA SSDs Inicializados como GPT:
    • Digite: list disk [enter];
    • Aqui vai aparecer a listagem dos discos em seu sistema. O de menor tamanho é seu SSD. No meu caso, o de 32GB. Ainda aqui haverá uma coluna chamada GPT. Caso o seu SSD esteja marcado com um asterisco nessa coluna ele é GPT. Caso não, MBR. Prossiga de acordo com essa constatação;
    • Digite: select disk 1 [enter];
    • Digite: create partition efi size=8096 [enter];
    • Digite: set id=D3BFE2DE-3DAF-11DF-BA40-E3A556D89593 [enter];
    • Reinicie o Sistema;
    • *** para o "Passo 3";
    • PARA SSDs Inicializados como MBR:
    • Digite: list disk [enter];
    • Digite: select disk 1 [enter];
    • Digite: create partition primary size=8096 [enter];
    • Digite: set id=84 override [enter];
    • Reinicie o Computador;
Passo 3: Instalando o Intel Rapid Start/Storage Technology:
Baixe e instale o Intel Rapid Storage e configure-o com o tamanho que desejar (no meu caso, utilizei 22.6GB para o Intel Rapid Storage Technology) e acelere o sistema;
Agora,  baixe e instale o Intel Rapid Start Technology;
Agora? Seja feliz!

1 Mensagem

7 de setembro de 2016 01:00

Muito Obrigado!!!!


Salvou o meu dia!

3 Mensagens

7 de janeiro de 2017 00:00

Bom dia meu amigo, queria apenas tirar uma dúvida.

Eu instalei o windows 10 no meu dell 7520, ai perdi a o intel Rapid.

Eu fui no site da Dell e baixe o software, instalei e está aparecendo

SATA_array_0001 30gb SSD

FFS
Tipo: Raid 0

Volume de dados: 8GB

Dev_Cache

Tipo: Raid 0

Volume de dados: 22GB

O SSd está divido e o Disco SATA (932GB) está como "Acelerado"

Está normal, ou precisa ser feito algum mais?

3 Mensagens

7 de janeiro de 2017 10:00

Aparentemente está correto. Inicie o sistema normalmente e tente instalar o intel rapid start.

Se voce tentar e o instalador retornar erro por falta de requisitos básicos é porque você precisa reinstalar o sistema operacional. Ao chegar na tela de escolha da partição do sistema procure por um botão que faça-o apontar para o driver da intel rapid start descrito no tutorial, e tente novamente.

Certifique-se de fazer exatamente como está escrito no tutorial, não *** nenhuma etapa e certamente cai dar certo.

Abraços.

3 Mensagens

9 de janeiro de 2017 08:00

Então ele instalou tudo certinho, estas informações que coloquei acima tirei do software ja instalado. Minha duvida é que apesar de tudo parecer estar funcionando, esta bem demorado pra ligar, o Windows nao tem mais aquela agilidade que eu tinha no win8. Por isso ficou a duvida, mas deve ser que o driver não é muito otimizado pro Windows 10, esse DELL inspiron 15R special edition é de 2012, ta meio velho ja. Mas é um i7, 8Gb de ram, ATI radeon 7730 2Gb dedicado, com 32gb SSD e 1TB de HDD.

3 Mensagens

9 de janeiro de 2017 14:00

Oi amigo como assim demorando muito? Vc sta com o windows 10 ne?

Faça o seguinte, com um cronometro conte quantos segundos o seu note vai demorar a carregar contando a partir do momento que as bolinhas começarem a girar ate a tela de logon do sistema e me informe por favor

3 Mensagens

10 de janeiro de 2017 03:00

Então, enquanto estava com o Windows 8.1, do momento que começava a carregar o logo da DELL com as bolinhas girando até o windows completar a total inicialização levava de 8 a 12 segundos.


Depois de passar para o Windows 10 está levando de 90 a 120 segundos, então me leva a entender que o Rapid não está tendo ação alguma sobre a inicialização do sistema, ele parece estar carregando pelo HDD completamente, sem usar o SSD.

Nenhum evento encontrado!

Top