Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2490

27 de abril de 2017 07:00

Configuração de gateway para múltiplos switches série X1000

Bom dia!

Tenho uma dúvida sobre a configuração do gateway nas estações de trabalho.

Na minha rede, tenho um switch Dell X1052 como "core" e outros switches do mesmo modelo um nível abaixo desse. Tanto no core quanto nos outros, tenho dispositivos (PCs) ligados em diferentes VLANs (10 e 20, por exemplo).

A minha dúvida é quem deverá ser o gateway: o switch core ou os outros? A princípio, acredito que seja o core, mas tenho essa dúvida pelo seguinte motivo (ver o meu desenho em anexo):

* Se o PC 8 (VLAN 20) que está ligado no segundo switch quer se comunicar com o PC 6 (VLAN 20) que está no mesmo switch, mas o gateway é o Core, a solicitação do PC 8 irá passar pelo segundo switch, pelo core, voltar para o segundo switch e então chegar ao PC 6?

Agradeço qualquer esclarecimento e/ou indicação de leituras sobre o assunto.

Obrigado pela atenção.

Abraço.

1 Anexo

196 Mensagens

27 de abril de 2017 11:00

Bom dia, Rafael.

Como vai? Tudo bem?

Rafael, obrigado pela belíssima pergunta! :emotion-15:

Muito interessante ver que você está pensando neste nível de otimização de tráfego.

E a minha resposta será igualmente instigante, Rafael.

Você está parcialmente correto quando pergunta se o tráfego do PC8 vai passar pelo segundo switch, pelo core, voltar para então o segundo switch chegar ao PC6! :emotion-43: hehehehe

Parcialmente por que estou partindo do princípio que você definiu o Root-Bridge do Spanning-Tree como sendo o Core. Neste caso, em relação ao tráfego de camada 2 (Layer-2 onde estão os endereços MAC e o Spanning-Tree) o tráfego do PC8 para o PC6 vai realizar este caminho aparentemente mais longo.

Mas não se preocupe! :emotion-59: Esse comportamento não chega a representar um problema na maioria dos casos e isto só vai acontecer no início quando ambos os switches ainda não estiverem com as tabelas de MAC address preenchidas.

Se você quiser dividir bem o tráfego, pode usar sempre ranges de IP diferentes nas diferentes VLANs em ambos switches. Ou seja, Rafael, cada switch vai ter suas próprias VLANs e você vai ter que rotear tudo!

Veja o diagrama onde desenhei a minha sugestão. No meu design, o ideal é você deixar conectados apenas os servidores no Core. Nos demais switches você conecta as demais máquinas.

Espero ter ajudado.

Até mais! :emotion-5:

9 Mensagens

28 de abril de 2017 13:00

Boa tarde, Antônio. 

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou verificar essa configuração do STP e mexer um pouco nas VLANs pra melhorar o tráfego. Aliás, tenho outra dúvida sobre VLAN, mas vou criar outro post no fórum, visto que é um assunto diferente.

Obrigado pela ajuda.

Abraço,

Rafael.

196 Mensagens

28 de abril de 2017 14:00

Boa tarde, Rafael.

Que bom que consegui ajudar!

Maravilha então! :emotion-15:

Até a próxima!

Nenhum evento encontrado!

Top