Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2472

21 de setembro de 2016 08:00

VLAN | Switch PowerConnect 2724 e PowerConnect 2824

Olá Pessoal, bom dia!


Estou enfrentando problemas na utilização de VLAN entre os Switchs Power Connect 2724 e 2824...

Cenario:

Tenho 9 Switchs Power Connect em um cliente, o qual 6 deles são 2724 e os outros 3 são 2824. Meu Switch principal é um 2724, o qual faz uplink para o firewall da rede. Foram criadas 3 VLANs, sendo elas uma rede visitantes, alunos, mobile.

Essas VLAN estão configuradas em todos os switchs, porém não esta passando trafego destas VLAN nos switchs 2824, ja verifiquei as interfaces do switchs que devem esta tagged e estão corretas.


Caso alguem esteja passando por algum problema semelhando ou ja passou e tem alguma dica para me repassar, fico agradecido.

196 Mensagens

21 de setembro de 2016 19:00

Olá, Jeff Lima!

Como vai? Tudo bem?

Jeff, por favor, leia com toda atenção e carinho o post a seguir:

Depois, se certifique que apenas um e tão somente um cabo de rede conecta cada switch um com o outro.

Este último passo é o mais importante pois sem ele o spanning-tree vai bloquear uma das portas e então as VLANs podem não ser passadas de um switch para outro.

Leia com atenção a partir da página 124 do Guia do Usuário do 2824 por que ali explica como fazer passar as VLANs nas portas que conectam os switches entre si.

É a mesma lógica do 27xx. Cada VLAN tem que ficar com " T " de Tagged nas portas que interligam os switches.

As portas que conectam as estações de cada VLAN devem ficar com " U " de Untagged e ainda ter o PVID alterado para o número da VLAN à qual as estações pertencem.

Espero ter ajudado, Jeff. :emotion-15:

2 Mensagens

22 de setembro de 2016 12:00

Olá Antonio, boa tarde!


No caso de minha VLAN todas devem sera T (Tagged), pois estou a utilizar Unifi APs, pois, o tráfego de minhas VLAN devem chegar aos mesmo, por isto a necessidade de se utilizar todas as portas que estão nas VLANs em modo Tagged. Não estou utilizando VLAN Untagged, pois não tenho nenhuma estação que necessita estar nestas VLAN eles foram criadas exclusivamente para rede Wireless. Abaixo segui o diagrama de rede atualizado.

Cenário:

196 Mensagens

22 de setembro de 2016 14:00

Olá, Jeff! Tudo bem?

Obrigado pelo retorno com o diagrama mais detalhado! Eu adoro quando os foristas começam a entrar no bit! :emotion-15:

Jeff, neste caso, como você mesmo disse, você conecta apenas APs nas portas de todos os switches, portanto precisa de todas as portas com as VLANs em Tagged.

Então, Jeff, você vai repetir a configuração dos exemplos dos casos que mencionei nas portas dos APs.

Ou seja, nos switches 2724 e 2824 todas as portas serão tratadas como Trunk.

A grande sacada aqui é que nestes modelos todas as portas são sempre General (que é um tipo de Trunk). Neste caso, você vai ter que deixar o PVID como 1 para que a VLAN 1 possa trafegar nos Trunks e assim você não vai perder a gerência de nenhum switch.

Outro detalhe interessante é que estes modelos também só aceitam o IP de gerência na VLAN 1. Mas isso não influencia nos APs.

Espero ter ajudado. Se precisar mais dicas, continue mandando posts aqui!

Nenhum evento encontrado!

Top