Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

5849

24 de setembro de 2015 05:00

VLAN entre Switchs 6224 e 2724

Pessoal, 

Essas duas SW estão cascateadas com as portas 6224(porta 16) e 2724(porta 02) e atualmente tudo funciona em minha rede 192.1.2.0.

Porem, precisei criar outra rede 192.1.90.0 na VLAN 90, nela tenho  um servidor DHCP e Access Points.

Estou quebrando a cabeça aqui, criei a VLAN ID 90 na 6224 portas 13 e 14 setadas como U, na porta 13 liguei um servidor com DHCP na porta 14 um Access Point,  até aqui tudo ok funcionou.

Precisei expandir essa rede para o outro setor na  SW2724, fiz o seguinte  criei uma VLAN com mesmo ID 90 somente na porta 24 como setado como U, em VLAN port settings na porta 24 coloquei o PVID =90 e liguei outro AP nessa porta, mas não consigo pingar o IP desse AP atraves do servidor conectado na SW6224,  alguem sabe o que pode ser?

Att

64 Mensagens

24 de setembro de 2015 06:00

Olá Fabiano,

Pelo que entendi da descrição que você fez, a porta 16 do switch 6224 se conecta na porta 02 do switch 2724. Se for, você tem configurar estas portas nos dois switches como modo Trunk.

O Trunk é basicamente uma porta de transporte de VLANs. Bem resumidamente: quando você precisa que uma VLAN 90 (como é o seu caso) “saia” do 6224 e chegue no 2724. Então você cria a VLAN 90 no 2724, e na porta que interliga os dois switches você coloca a VLAN 90 como “T “ - de Tagged ("marcado" no inglês).

Isto significa que: quando uma máquina que está numa porta da VLAN 90, de qualquer um dos switches, precise conversar com outra máquina que está na VLAN 90 do outro lado (no outro switch), o switch de origem marca o tráfego como VLAN 90 de modo que o switch que recebe vai saber que tem que entregar o tráfego somente nas suas portas que estão em “U” e PVID 90.

Você encontra um bom exemplo de VLAN e Trunk em http://www.dell.com/downloads/global/products/pwcnt/en/app_note_8.pdf

Apesar de no exemplo acima se usar modelos diferentes dos seus switches e a configuração ser feita na linha de comando, ainda ilustra bem o conceito e a lógica.

Espero ter ajudado ;)

64 Mensagens

24 de setembro de 2015 12:00

Perfeito, Fabiano :)

Agora que você entendeu o conceito de Trunk, a configuração é a parte fácil – ainda mais via interface web de configuração.

Na página 368 do guia do usuário mostra como fazer o Trunk. Na árvore de configurações você vai e expande em VLAN, depois vai em Port Settings. Aí vai ter uma tela assim:

Então o “Port VLAN Mode” você deixa em Trunk. “Frame Type” deixa em Admit All. “Ingress Filtering” deixa em disable. “Port Priority” não se mexe.

Se você entrar em dell.com/suporte, entrar com a servisse tag do seu 6224 e clicar em submit, você vai ser redirecionado para uma página que vai conter tudo sobre o seu switch.

Agora vem a parte mais preciosa da dica: embaixo da foto do produto tem um link “Manuals”. Ali é a fonte para estas e outras dúvidas.

Espero ter ajudado :)

64 Mensagens

24 de setembro de 2015 13:00

Ah, ok Fabiano.

Realmente os switches da família 2724 tem a interface web diferente e o manual não deixa claro.

Vou lhe passar o exemplo mais próximo que seria da família 28xx. Aqui, assim como nos 2724, todas as portas são modo “General” (genérica no inglês). A porta do tipo General é um tipo especial de Trunk. Ela permite que outras VLANs que não seja a 1 (Default / Nativa) trafeguem sem a Tag de vlan. Isso é útil para telefones IP e alguns tipos de Access Point Wireless. Abaixo tem a figura no manual do switch 2824.

 

Mas enfim, Fabiano, você deduziu corretamente. Se deixar a porta de uplink como General e o T , ela deve “taguear” e assim marcar a VLAN 90 e entregando nas portas em “U” e PVID90.

;)

5 Mensagens

24 de setembro de 2015 08:00

Questão, na 6224 via web tenho a opção de selecionar a porta como trunk na 2724 não tem essa opção,  sabe me dizer se nela é possivel configurar a porta uplink como trunk?

5 Mensagens

24 de setembro de 2015 08:00

Obrigado,  hoje o link entre as 2 switchs não é trunk vou configurar como trunk e informo se deu certo.

5 Mensagens

24 de setembro de 2015 13:00

Obrigado Martin, até essa parte tudo ok entendi, o que não estou conseguindo é na outra swtch a 2724, nas configuraçoes de porta ela não tem o mode: trunk e no manual dela não esta claro.

Na 2724 devo deixar a porta do uplink como general e na vlan como T ?

64 Mensagens

25 de setembro de 2015 10:00

:D

5 Mensagens

25 de setembro de 2015 10:00

Valeu Martin, deu certo.

Nenhum evento encontrado!

Top