Não Resolvido
Esta postagem tem mais de 5 anos
2 Mensagens
0
13881
22 de abril de 2008 14:00
Botão Dell Media Direct pode formatar seu HD.
Usuários de notebooks Dell Vostro, que formataram seu HD reparticionando-o em uma única partição correm o risco de perdê-la simplesmente apertando um botão.
Trata-se do Botão Dell Media Direct, aquele que fica do lado do botão liga/desliga. O famigerado "BOTÃO DA CASINHA".
Infelizmente eu fui um dos incautos que caiu nessa "pegadinha" dos engenheiros da Dell.
Minha história, e pelo que sei, a de muitos outros usuários Dell.
Comprei o Vostro 1500, que veio com o Windows Vista Business pré-instalado. Como esse windows para mim não funciona direito, solicitei uma cópia do windows XP professional(downgrade) à Microsoft. Na instalação, eu apaguei a partição D: onde encontrava-se o Media Direct e os drivers para o Vista, já que eu não ia utilizá-los e tornei o HD uma partição única C:.
Baixei os drivers na Dell para o XP e estava lépido e fagueiro trabalhando normalmente, quando uma amiga veio na minha casa no fim de semana e utilizou o meu notebook, e, provavelmente apertou o famigerado botão da casinha.
No dia seguinte, quando liguei o bicho ele simplesmente apagou toda a minha partição do HD e criou uma nova, de 2 Gb onde se instalou o Media Direct e não acessava mais o HD, dizendo que um tal de Microsoft bitlocker tinha encriptado meu disco.
Moral da história. Perdi todo o trabalho de 1 semana de desenvolvimento de software, já que não tinha feito backup.
Após ligar na Microsoft, o atendente me disse que esse caso não tinha nada a ver com bitlocker e sim com o Media Direct que tinha formatado o notebook, e esse não era o único caso. Já tinham vários relatos de acontecimentos parecidos.
Se você tem particão Linux isso pode acontecer também.
Solução: Tente instalar o windows novamente, criando a partição do media Direct com 2 GB, crie o restante da partição para o windows, formate com formatação rápida, para não perder todos os dados e use um recupedador de arquivos deletados. No meu caso usei o Seagate File Recover que conseguiu recuperar apenas 20% dos arquivos deletados.
Espero que não aconteça com vocês.
Trata-se do Botão Dell Media Direct, aquele que fica do lado do botão liga/desliga. O famigerado "BOTÃO DA CASINHA".
Infelizmente eu fui um dos incautos que caiu nessa "pegadinha" dos engenheiros da Dell.
Minha história, e pelo que sei, a de muitos outros usuários Dell.
Comprei o Vostro 1500, que veio com o Windows Vista Business pré-instalado. Como esse windows para mim não funciona direito, solicitei uma cópia do windows XP professional(downgrade) à Microsoft. Na instalação, eu apaguei a partição D: onde encontrava-se o Media Direct e os drivers para o Vista, já que eu não ia utilizá-los e tornei o HD uma partição única C:.
Baixei os drivers na Dell para o XP e estava lépido e fagueiro trabalhando normalmente, quando uma amiga veio na minha casa no fim de semana e utilizou o meu notebook, e, provavelmente apertou o famigerado botão da casinha.
No dia seguinte, quando liguei o bicho ele simplesmente apagou toda a minha partição do HD e criou uma nova, de 2 Gb onde se instalou o Media Direct e não acessava mais o HD, dizendo que um tal de Microsoft bitlocker tinha encriptado meu disco.
Moral da história. Perdi todo o trabalho de 1 semana de desenvolvimento de software, já que não tinha feito backup.
Após ligar na Microsoft, o atendente me disse que esse caso não tinha nada a ver com bitlocker e sim com o Media Direct que tinha formatado o notebook, e esse não era o único caso. Já tinham vários relatos de acontecimentos parecidos.
Se você tem particão Linux isso pode acontecer também.
Solução: Tente instalar o windows novamente, criando a partição do media Direct com 2 GB, crie o restante da partição para o windows, formate com formatação rápida, para não perder todos os dados e use um recupedador de arquivos deletados. No meu caso usei o Seagate File Recover que conseguiu recuperar apenas 20% dos arquivos deletados.
Espero que não aconteça com vocês.
0 events found
Nenhum evento encontrado!

Tchuco
2 Intern
•
799 Mensagens
0
23 de abril de 2008 11:00
Mendonca
19 Mensagens
0
25 de abril de 2008 16:00
ludtke
2 Mensagens
0
26 de abril de 2008 06:00
Apesar de saber, agora, como resolver o problema, acho que deveriamos exigir da Dell a retirada ou inativação desse botão.
Isso tá igual ao problema do Fox da Wolkswagem. Primeiro cortava os dedos dos usuários e só depois disseram que não era para enfiar o dedo na argolinha.
Só que aqui é o botão da casinha... repararam que tudo tem "inha"...
Isso é uma falha de projeto.
Não comprei um computador com um sistema Media Direct que não serve prá nada, que nunca vou usar e nem me disseram que isso existia. O manual do notebook não faz nenhuma referência a esse problema de formatação. E a Dell deveria saber que todos vivem formatando o HD, visto que o windows também é outro sistema que não se pode confiar.
Sugiro à Dell que faça um recall, pois eu perdi o trabalho de 5 dias de programação. O que em $$ e tempo me custou muito caro.
Estou pensando seriamente em leva-los na justiça por causa da perda dos meus dados.
edol
1 Mensagem
0
3 de maio de 2008 07:00
Mas ao ver este tópico, fiquei com muitas dúvidas, será que podem me esclarecer ?
- este problema relatado do botão Dell Media Direct acontece sempre que ele for apertado ? Ou só com note que vem com o Vista ? Quando o note vem novo de fábrica este problema já acontece com o sistema original ?
- o note vem de fábrica com o HD particionado ? O que tem de diferente na outra partição ?
- O que é Media Direct ?
- Tem como evitar esse problema do Botão Media Direct ?
- Ao formatar a máquina e reinstalar (sem usar o CD de recuperação) usando um outro CD com o sistema operacional, tem uma sequencia/ordem para instalar os drivers que eu pegar no site da Dell ? Qual é esta sequência ? Se eu fizer isso, vou ter problemas com o tal botão Media Direct ?
Bioforce
4 Mensagens
0
25 de agosto de 2008 05:00
mig_akira
238 Mensagens
0
26 de agosto de 2008 16:00
Edol:
_ O problema do Media Direct acontece com todos os notebooks que tenham o botão e que não foram formatados usando primeiro o CD do Media Direct, que separa uma partição própria para o Media Direct. Ser você for reinstalar o Vista, ou instalra XP ou Linux, SEMPRE precisa formatar o PC com o CD do Media Direct antes.
_Sim, ele já vem particionado. Geralmente vem com uma partição para o Sistema e arquivos em geral, aí mais uma partição de cderca de 2gb para o Media Direct e ainda uma outra partição para o Recovery, usado às vezes pelo suporte da Dell.
_Media Direct é uma funcionalidade multimídia do seu notebook - Se voce pressionar o botão quando estiver dentro do windows, terá um aplicativo para assistir filmes, ouvir música, etc, e se apertar o botão com o note desligado, aparecerá um "mini-sistema operacional" pra você ouvir um CD por exemplo sem precisar entrar no Vista. Eu nunca usei, e acho que pouca gente acaba usando...
_Se você formatar o PC pra reinstalar o sistema e NÃO usar o CD do Media Direct pra formatar, PODERÁ TER problemas sim...se apertar o botão, ele formata a máquina! Entao sempre use o CD do Media Direct...no manual tem explicadinho como usar.
Quanto aos drivers, não tem sequencia não. Pode instalar em qualkquer ordem, só certifique-se que esteja instalando os drivers certos (para nao usar um driver de um equipamento que vc nao tem, por exemplo).
mig_akira
238 Mensagens
0
26 de agosto de 2008 16:00
Existe um CD sim, ele veio junto com seu notebook, é o CD do Media Direct, está esccrito que é para usar antes da instalação do Sistema Opercaional, se não me engano. No manual está tudo explicado sobre como proceder, é bem simples e pode poupar muita dor de cabeça =)
Bioforce
4 Mensagens
0
27 de agosto de 2008 04:00