Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2 Mensagens

13881

22 de abril de 2008 14:00

Botão Dell Media Direct pode formatar seu HD.

Usuários de notebooks Dell Vostro, que formataram seu HD reparticionando-o em uma única partição correm o risco de perdê-la simplesmente apertando um botão.
Trata-se do Botão Dell Media Direct, aquele que fica do lado do botão liga/desliga. O famigerado "BOTÃO DA CASINHA".
Infelizmente eu fui um dos incautos que caiu nessa "pegadinha" dos engenheiros da Dell.
Minha história, e pelo que sei, a de muitos outros usuários Dell.
Comprei o Vostro 1500, que veio com o Windows Vista Business pré-instalado. Como esse windows para mim não funciona direito, solicitei uma cópia do windows XP professional(downgrade) à Microsoft. Na instalação, eu apaguei a partição D: onde encontrava-se o Media Direct e os drivers para o Vista, já que eu não ia utilizá-los e tornei o HD uma partição única C:.
Baixei os drivers na Dell para o XP e estava lépido e fagueiro trabalhando normalmente, quando uma amiga veio na minha casa no fim de semana e utilizou o meu notebook, e, provavelmente apertou o famigerado botão da casinha.
No dia seguinte, quando liguei o bicho ele simplesmente apagou toda a minha partição do HD e criou uma nova, de 2 Gb onde se instalou o Media Direct e não acessava mais o HD, dizendo que um tal de Microsoft bitlocker tinha encriptado meu disco.
Moral da história. Perdi todo o trabalho de 1 semana de desenvolvimento de software, já que não tinha feito backup.
Após ligar na Microsoft, o atendente me disse que esse caso não tinha nada a ver com bitlocker e sim com o Media Direct que tinha formatado o notebook, e esse não era o único caso. Já tinham vários relatos de acontecimentos parecidos.
Se você tem particão Linux isso pode acontecer também.
Solução: Tente instalar o windows novamente, criando a partição do media Direct com 2 GB, crie o restante da partição para o windows, formate com formatação rápida, para não perder todos os dados e use um recupedador de arquivos deletados. No meu caso usei o Seagate File Recover que conseguiu recuperar apenas 20% dos arquivos deletados.
Espero que não aconteça com vocês.

2 Intern

• 

799 Mensagens

23 de abril de 2008 11:00

Caro ludtke, o que vc relatou é fato, para que isso não ocorra vc deve seguir uns procedimentos cara, inicia pelo cd do media direct antes de tudo, cria a partição para ele, depois disso sim, instala o xp, dentro do windows após instalado configura os drivers na ordem correta que o suporte da dell pode te fornecer, instala o software do media direct, após isso tu não deve mais encontrar problemas ao apertar o famigerado botão da casinha...

19 Mensagens

25 de abril de 2008 16:00

É isso aí...aprendi na marra esse procedimento de instalar o Media antes do vista ou outro sistema operaconal, pois fui premiado em 1 mês de uso de um Inspiron 1525 com um HD detonado.  Vieram trocar e o técnico simplesmente instalou o SO sem antes o media.  Resultado...quando fui instalá-lo, deu pau de novo...e o suporte me informou desse "detalhe".  Duas horas e meia depois, no telefone, finalmente resolvi...portanto...se precisarem formatar ou reformatar...não esqueçam....primeiro o media ou botãozinho na cabeça...

2 Mensagens

26 de abril de 2008 06:00

Estou vendo que não o único nesse universo de usuários Dell com esse problema.
Apesar de saber, agora, como resolver o problema, acho que deveriamos exigir da Dell a retirada ou inativação desse botão.

Isso tá igual ao problema do Fox da Wolkswagem. Primeiro cortava os dedos dos usuários e só depois disseram que não era para enfiar o dedo na argolinha.
Só que aqui é o botão da casinha... repararam que tudo tem "inha"...

Isso é uma falha de projeto.
Não comprei um computador com um sistema Media Direct que não serve prá nada, que nunca vou usar e nem me disseram que isso existia. O manual do notebook não faz nenhuma referência a esse problema de formatação. E a Dell deveria saber que todos vivem formatando o HD, visto que o windows também é outro sistema que não se pode confiar.

Sugiro à Dell que faça um recall, pois eu perdi o trabalho de 5 dias de programação. O que em $$ e tempo me custou muito caro.

Estou pensando seriamente em leva-los na justiça por causa da perda dos meus dados.

1 Mensagem

3 de maio de 2008 07:00

Eu estou pensando em comprar um Note Vostro 1000 com Win XP Pro.

Mas ao ver este tópico, fiquei com muitas dúvidas, será que podem me esclarecer ?

- este problema relatado do botão Dell Media Direct acontece sempre que ele for apertado ? Ou só com note que vem com o Vista ? Quando o note vem novo de fábrica este problema já acontece com o sistema original ?

- o note vem de fábrica com o HD particionado ? O que tem de diferente na outra partição ?

- O que é Media Direct ?

- Tem como evitar esse problema do Botão Media Direct ?

- Ao formatar a máquina e reinstalar (sem usar o CD de recuperação) usando um outro CD com o sistema operacional, tem uma sequencia/ordem para instalar os drivers que eu pegar no site da Dell ? Qual é esta sequência ? Se eu fizer isso, vou ter problemas com o tal botão Media Direct ?

4 Mensagens

25 de agosto de 2008 05:00

Comigo também aconteceu este problema, acabei instalando dinovo o windows XP, mas pelo que li aqui agora, terei que formatar dinovo o notebook, no momento estou com duas partições, C tem a partição recovery que veio junto com o notebook, e o D tem o windows XP instalado, desta maneira terei problema se apertar o botão direct media então?

Só não entendi como instalar essa partição direct media ainda? tem algum CD que dou boot pra criar essa partição?

238 Mensagens

26 de agosto de 2008 16:00

Olá pessoal!

Edol:

_ O problema do Media Direct acontece com todos os notebooks que tenham o botão e que não foram formatados usando primeiro o CD do Media Direct, que separa uma partição própria para o Media Direct. Ser você for reinstalar o Vista, ou instalra XP ou Linux, SEMPRE precisa formatar o PC com o CD do Media Direct antes.

_Sim, ele já vem particionado. Geralmente vem com uma partição para o Sistema e arquivos em geral, aí mais uma partição de cderca de 2gb para o Media Direct e ainda uma outra partição para o Recovery, usado às vezes pelo suporte da Dell.

_Media Direct é uma funcionalidade multimídia do seu notebook - Se voce pressionar o botão quando estiver dentro do windows, terá um aplicativo para assistir filmes, ouvir música, etc, e se apertar o botão com o note desligado, aparecerá um "mini-sistema operacional" pra você ouvir um CD por exemplo sem precisar entrar no Vista. Eu nunca usei, e acho que pouca gente acaba usando...

_Se você formatar o PC pra reinstalar o sistema e NÃO usar o CD do Media Direct pra formatar, PODERÁ TER problemas sim...se apertar o botão, ele formata a máquina! Entao sempre use o CD do Media Direct...no manual tem explicadinho como usar.

Quanto aos drivers, não tem sequencia não. Pode instalar em qualkquer ordem, só certifique-se que esteja instalando os drivers certos (para nao usar um driver de um equipamento que vc nao tem, por exemplo).

238 Mensagens

26 de agosto de 2008 16:00

Bioforce:

Existe um CD sim, ele veio junto com seu notebook, é o CD do Media Direct, está esccrito que é para usar antes da instalação do Sistema Opercaional, se não me engano. No manual está tudo explicado sobre como proceder, é bem simples e pode poupar muita dor de cabeça =)

4 Mensagens

27 de agosto de 2008 04:00

Seguinte, instalei o sistema operacional 3 vezes ontem, e ainda não funciona o Media Direct, fora que terei que instalar dinovo, pois excluiu a partição novamente, eu fiz tudo direitinho, olha só:

1° - Dei o boot pelo cd do Media Direct, criei as partições lá, ficando C: para o sistema operacional, D: para Backup de dados, E: seria o gravador de DVD e F: enfim o MEDIA DIRECT.
2° - Depois de feito isso ele pede para retirar o disco do Media Direct e inserir o CD do sistema operacional e pressionar Enter. Então fiz isso e dei boot pelo CD de instalação do Windows, instalei o Sistema Operacional(Windows XP), até tudo certo...
3° - Depois de instalado o Windows XP, instalei todos os drivers, SP3, tudo direitinho, não faltou nada, e em seguida instalei novamente o Media Direct dentro do Sistema Operacional, depois da instalação do Media Direct até aparece a mensagem "que eu posso retirar o cd do Media Direct, desligar o Notebook e ligar ele usando o Botão da Casinha", mas mesmo assim isso acabou detonando as partições dinovo.

Então decidi entrar em contato com o Suporte da Dell, através do Suporte Online, o cara me disse que pode causar problemas com o Windows XP, mas no manual diz que funciona.

Pra mim esse negocio ai nem precisa funcionar, mas o que mais me preocupa é que a qualquer momento posso apertar sem querer este botão e perder tudo que tenho dentro do notebook.

Posso postar a conversa completa se quiserem...

0 events found

Nenhum evento encontrado!