Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

163205

9 de março de 2013 09:00

Como Instalar o Windows 8 / 8.1 / 10 em seu Dell. (Instalação do Zero/Formatação) - Inspiron e outros - (Formato GPT/UEFI)

Criar um pen drive bootável do Windows 8 / 8.1 / 10 para placa-mãe com UEFI para formato GPT:



 Seu drive USB precisa ser bootável e estar formatado no sistema de arquivos FAT32, pois o UEFI não identifica um drive USB formatado em NTFS como drive de boot UEFI.



1.Abra e rode o CMD como administrador (comandos em negrito).



2. Digite Diskpart, aperte Enter.



3. Digite List Disk, aperte Enter.



4. Digite Select Disk # (# é o número do drive USB que será utilizado), aperte Enter.



5. Digite Clean, aperte Enter.



6. Digite Create Partition Primary, aperte Enter.



7. Digite Active e aperte Enter.



8. Digite Format FS=FAT32 Quick e depois Enter.



9. Digite Assign, e depois Enter.



10. Digite Exit e finalmente Enter.

 

11. Copie todo o conteúdo do DVD de instalação do Windows 8 para o pen drive. Um simples arrastar e soltar já completa o processo (se você tiver usando um arquivo de imagem .ISO, extraia ou monte a .ISO para copiar os arquivos para o drive).





Dando boot, Particionando e Formatando em GPT manualmente para Windows 8 (com o setor de 4KB):



 *O modo UEFI precisa estar ativado no BIOS de seu notebook ou computador para que o mesmo reconheça o novo dispositivo de boot UEFI quando der boot na máquina para a instalação do sistema.



1. Dê boot da mídia de instalação do Windows (você precisa inicializar de um dispositivo marcado como UEFI, ou então a instalação do Windows poderá dar um erro que impede do sistema ser instalado na partição). Estes dispositivos de boot UEFI possuem um prefixo “UEFI + nome do seu dispositivo”, e mostra o drive como opção de boot em seu UEFI.



2. Depois do boot você verá a tela de instalação do Windows 8. Lá, aperte Shift + F10 para abrir um prompt de comando.



3. No prompt de comando, digite Diskpart, tecle enter.



4. Digite List Disk, tecle Enter.



5. Digite Select Disk # (onde # é o número do drive que aparecer no prompt), tecle Enter.



6. Digite Clean, tecle Enter.



7. Digite Convert GPT, tecle Enter.



8. Digite Create Partition EFI Size=100, tecle Enter.



9. Digite Format FS=FAT32 Quick, tecle Enter.



10. Digite Create Partition MSR Size=128, tecle Enter.



11. Digite Create Partition Primary Align=4096, tecle Enter.



12. Digite Format FS=NTFS Quick, tecle Enter.



13. Digite Exit, e depois Enter.



14. Feche o prompt.



15. Clique em Próximo (Next).



16. Clique em Instalar Agora (Install Now).



17. Aceite os termos e clique em Próximo.



18. Escolha Personalizado: Instalar o Windows apenas (avançado)(Custom: Install Windows only (advanced)).



19. Clique na partição.



20. Clique em Próximo.*



21. A partir daí, siga as instruções na tela até chegar na área de trabalho.





*Se fez tudo até aqui certinho como descrito acima, o resto é só o famoso "avançar, avançar, avançar..." 

75 Mensagens

22 de março de 2013 18:00

desculpe mas não entendi como fazer, pois pede pra fazer o disk part duas vezes? mas tenho que colocar o sistema no pen drive, mas se eu colocar e fizer o disk part na segunda etapa vai apagar ai vou instalar de onde, pode explicar passo a passo para eu entender melhor. obrigado

 

1 - Na primeira vez você está usando o Disk Part para preparar seu pen drive para receber os arquivos de instalação do Windows 8.

2 - No segundo momento você estará usando o Disk Part para preparar o HD do seu notebook para receber a instalação do Windows 8 (vai estar usando o Disk Part que foi copiado para dentro do pen drive).

 

75 Mensagens

28 de março de 2013 04:00

"...A principal vantagem dos firmwares UEFI é que são códigos 32 ou 64-bit, que rodam com o processador no modo protegido, não 16-bit em modo real (com todas suas limitações) como os BIOS. Outras vantagens incluem suporte total ao particionamento GPT, que acaba com o limite dos 2TiB (2,2TB) do particionamento MBR, um mecanismo para evitar colisões quando existe mais de um sistema operacional instalado (instalar o Windows e perder o GRUB que carrega o Fedora, por exemplo), entre muitas outras coisas." (Blog Caixa Preta)

*Com relação ao sistema 32 bits em dual boot, já pensou em usar o Hyper-V (nativo no Windows 8 Pro) e criar uma máquina virtual com o sistema que precisa? (eu uso várias máquinas virtuais dessa forma).

1 Mensagem

13 de outubro de 2013 05:00

Perfeito! Resolveu o meu problema. Obrigado pela aula.

1 Mensagem

14 de março de 2013 12:00

desculpe mas não entendi como fazer, pois pede pra fazer o disk part duas vezes? mas tenho que colocar o sistema no pen drive, mas se eu colocar e fizer o disk part na segunda etapa vai apagar ai vou instalar de onde, pode explicar passo a passo para eu entender melhor. obrigado

6 Mensagens

27 de março de 2013 01:00

Bruno,

Também tenho um 15R SE, veio com o Windows 8 EM. Como de costume, formatei tudo porque não gosto da instalação de fábrica e preciso de um windows 32 bit para rodar alguns programas e alguns drivers que não funcionam no 64 bit. Atualmente estou com Win 8 Pro 64 + Win 7 32, mas ambos estão instalados no modo Legacy. Que vantagem teria uma instalação em modo UEFI? Deu diferença no desempenho?

1 Mensagem

10 de maio de 2013 13:00

Fiz o procedimento acima várias vezes e não consigo resolver o problema (instalar o sistema operacional windows 8). Ele conclui o processo de instalação e ao fazer a primeira inicialização pra concluir a instalação do windows fica tela preta (logo após da logo da dell). 

O meu notebook é um inspiron 13z 5323 

Não é problema na minha imagem pois já testei em outro computador essa mesma instalação.

Alguém pode me ajudar?

1 Mensagem

12 de maio de 2013 17:00

Cara, depois que você deu o boot com a sua versão do windows 8, você conseguiu licenciar ela? Tipo, o meu também veio, e eu quis formatar, mas ai não está dando para ativar, mesmo ligando para a microsoft! E você instalou e crackeou o win 8 pro?

75 Mensagens

5 de junho de 2013 22:00

Fiz o procedimento acima várias vezes e não consigo resolver o problema (instalar o sistema operacional windows 8). Ele conclui o processo de instalação e ao fazer a primeira inicialização pra concluir a instalação do windows fica tela preta (logo após da logo da dell). 

O meu notebook é um inspiron 13z 5323 

Não é problema na minha imagem pois já testei em outro computador essa mesma instalação.

Alguém pode me ajudar?

Já postei aqui mesmo como resolver este problema também...

*Clica no meu nome e veja os tópicos que fiz que vai encontrar (isso está relacionado a opção de "boot seguro" no BIOS).

75 Mensagens

5 de junho de 2013 22:00

Cara, depois que você deu o boot com a sua versão do windows 8, você conseguiu licenciar ela? Tipo, o meu também veio, e eu quis formatar, mas ai não está dando para ativar, mesmo ligando para a microsoft! E você instalou e crackeou o win 8 pro?

Eu ativei o Windows 8 Enterprise com uma licença original que possuo.

Pelo que já li do problema que está relatando isso está relacionado a imagem ISO que está utilizando, se usar uma ISO OEM da mesma versão que veio instalado de fábrica em seu notebook vai funcionar e a ativação se concretizará automaticamente.

2 Mensagens

10 de novembro de 2013 13:00

Amigo, você salvou minha vida. 

Único tutorial verdadeiramente capaz de resolver meu problema, tinha uma instalação corrompida de um windows 8 num inspirion 14r e tudo que eu queria era corrigir os problemas com as partições para seguir em frente.

Fica a dica, erros de UEFI firmware, aqueles montes de 0xE00bla bla bla na instalação, e erro no BCD esse é o tutorial.

Sigam paulatinamente e com certeza absoluta é a ajuda que precisam. inclusive na criação do usb, não usem ferramentinhas para isso, façam como no tutorial...

Abraços  e seja exaltado amigo, sua contribuição ajudou um cara desconhecido hoje. e muito.

Thiengo.

75 Mensagens

10 de novembro de 2013 15:00

Boa noite,

Fico feliz em poder ajudar amigo!

Realmente esta cheio de tutoriais e programas na internet que prometem mil maravilhas e no final das contas algum erro acontece ou simplesmente não funciona. Se fizer conforme os passos descritos funciona tudo certinho e sem dores de cabeça.

1 Mensagem

24 de novembro de 2013 14:00

Cara... Vou te dizer uma coisa: OBRIGADO!, Foi o seu post que salvou meu final de semana, perdi tudo do meu Dell, consegui achar o Windows 8 Single Language igual o meu, segui o post e ativou automaticamente! Já inclusive estou no 8.1, e melhor agora que estou sem aquelas "coisas" amarradas no Windows da Dell, mais uma vez obrigaado!

75 Mensagens

24 de novembro de 2013 16:00

Fico feliz que tenha lhe ajudado.

10 Mensagens

26 de novembro de 2013 08:00

Amigo boa tarde.

Fiz o procedimento acima mas ao tentar instalar o Windows 8 Pro, ele me da a mensagem que não é possivel fazer a instalação em partições GPT, o Windows 8 é 64bits, e estou dando o boot tanto pelo pendrive como pelo DVD. Tenho um Dell Inspiron 14z. Até conseguir fazer a instalação mas a partição ficou MBR mesmo.

Att.

75 Mensagens

26 de novembro de 2013 12:00

Olá Cid!

Certamente seu erro foi nesta parte aqui do tutorial acima:

"1. Dê boot da mídia de instalação do Windows (você precisa inicializar de um dispositivo marcado como UEFI, ou então a instalação do Windows poderá dar um erro que impede do sistema ser instalado na partição). Estes dispositivos de boot UEFI possuem um prefixo “UEFI + nome do seu dispositivo”, e mostra o drive como opção de boot em seu UEFI."


...Se não iniciar de um dispositivo marcado como UEFI no boot vai receber a mensagem de erro que mencionou.


Todos que seguiram passo a passo este tutorial conseguiram instalar sem problemas, sugiro tentar novamente observando cada passo descrito durante o processo de instalação.

Nenhum evento encontrado!

Top