Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

11 Mensagens

8143

14 de agosto de 2007 03:00

Latitude 120L - Memória

Olá a todos!

Bom, gostaria de tentar senar uma dúvida, quero fazer um UP na minha memória, mas eu 1) não sei que frequência ela realmente opera e muito menos 2) se ela vai suportar o tipo de memória que pretendo comprar.
Pra começar, eu tentei definir uma memória que meu note suportasse.
Pra isso, eu usei o PC Wizard 2007 e o programa mostra que, embora eu esteja usando uma memória PC2-4300, ela só opera a 266Mhz (5-4-4-11), será que é porque ela é DDR2? (2 dados por pulso de clock a 266Mhz = 533Mhz efetivos), mas ainda não sei se minha teoria está certa, mas se estivesse, o programa deveria mostrar que eu tenho um pente de memória de 533Mhz (acho). Outra pergunta: se eu colocar uma memo de 533Mhz(PC2-4300), será que vai haver perca de performance? Se não houver, será que as duas memórias vão trabalhar em modo dual channel? eu ja li e reli o user guide e lá não consta essa informação técnica.

Embora eu tenha um celeron-M, quero que ele possua memória suficiente pra rodar o vista home premium, por isso quero upar minha memória o mais cedo...

Hmm, o PC Wizard tbm me mostrou a capacidade de memória suportada: 4096MB, mas eu me lembro (no dia que eu efetuei o pedido) que nas especificações do site dizia que só suportava até 2048MB...em quem confiar?

Mensagem editada por rdlf0512 em 08-14-2007 07:21 AM

5 Mensagens

29 de agosto de 2007 07:00

Ola Fabrício, Tenho também um 120L - TAG 3vr77c1 que veio com 512 MB, se eu comprar uma DDR2 de 1GB posso adicionar que o sistema vai reconhecer sem problemas ou ela precisa ser da mesma velocidade do pente que já tem?

11 Mensagens

1 de outubro de 2007 17:00

Bom, tem mais uma coisa que me deixou decepcionado em relação ao produto.
Primeiro, em relação ao vista, não importa o quanto de memória eu coloque, não vai adiantar...nem mesmo pra versão home premium, este note é uma negação. Mesmo com 2GB de ram
O celeron m não encara o vista com o aero. nem tente, pessoal

Bom, em relação à minha dúvida, quero saber porque que nos detalhes de especificação do Latitude 120L, havia um trecho no site da dell que dizia que este note suportava até "128MB compartilhado". Mas daí eu pergunto, compartilhado com oq?  O intel GMA não é configurável em relação à quanto de memória eu posso dividir com o sistema, digo isso tanto em ambiente windows ou tanto na bios, os "ajustes" de vídeo não podem ser modificados. Quando tentei jogar need for speed underground ', este vídeo não mostrou trabalho, tbm pudera, com apenas 8MB de memória de vídeo....isso porque este note tem 2GB de ram!

- dell: "Até 128MB de vídeo compartilhado...." -
Que decepção....

2 Intern

• 

185 Mensagens

2 de outubro de 2007 04:00

rdlf0512 escreveu:

Bom, em relação à minha dúvida, quero saber porque que nos detalhes de especificação do Latitude 120L, havia um trecho no site da dell que dizia que este note suportava até "128MB compartilhado". Mas daí eu pergunto, compartilhado com oq?  O intel GMA não é configurável em relação à quanto de memória eu posso dividir com o sistema, digo isso tanto em ambiente windows ou tanto na bios, os "ajustes" de vídeo não podem ser modificados. Quando tentei jogar need for speed underground ', este vídeo não mostrou trabalho, tbm pudera, com apenas 8MB de memória de vídeo....isso porque este note tem 2GB de ram!

- dell: "Até 128MB de vídeo compartilhado...." -
Que decepção....

Você devia ficar feliz com o fato de que, diferentemente dos outros vídeos onboard, a GMA da Intel faz compartilhamento dinâmico de memória em vez de sempre reservar 128Mb de memória.

Isso significa que, quando sua placa de vídeo não precisa de memória para carregar texturas, quase toda a memória RAM fica livre para o sistema operacional e os aplicativos, mas quando ela precisa de RAM, então ela usa a quantidade que precisar com o limite de 128Mb. :smileywink:

A configuração de 2Mb ou 8Mb é a quantidade mínima de memória que fica reservada para a placa de vídeo.

O problema da performance não é a quantidade de memória. Esse computador não vai rodar NFSU suavemente nem que a placa de vídeo alocasse 1Gb de RAM. O problema é que esse vídeo onboard não tem "vertex shader" nem T&L (transform and lighting) acelerado por hardware. Ele possui apenas "pixel shader pipelines", TMU's (texture mapping units) e ROP's (raster operation units).

De forma que o "vertex shader" e o T&L são feitos pela CPU, e nem mesmo uma CPU dual-core consegue executar essas tarefas na mesma velocidade que uma placa de vídeo mid-range. Isso porque as GPU's (CPU's das placas de vídeo) são feitas só para fazer isso.

Espere um pouquinho que eu vou escrever um outro post explicando o que são essas coisas....

Mensagem editada por EM64T em 10-02-2007 07:48 AM

2 Intern

• 

185 Mensagens

2 de outubro de 2007 05:00

Apenas explicando os termos que eu mencionei:

( ice2642, por favor veja se eu escrevi alguma bobagem...)

Para renderizar um cenário tridimensional num jogo, o computador realiza os seguintes passos:

1. A CPU processa os dados na memória RAM (e carrega mais informações do HD se for necessário) para criar os objetos tridimensionais, definindo o formato, tamanho, posição, textura e iluminação deles.

(texturas são como "papéis de parede" para as faces dos objetos).
2. Com base nessas informações, a CPU gera as uma lista de instruções para a placa de vídeo sobre como a cena deve ser renderizada, seguindo a seqüência: vertex shader, geometry shader e pixel shader.

3. A placa de vídeo inicia o processamento de vertex shader. Cada unidade de processamento de vertex shader da placa de vídeo (chamado de vertex shader pipeline) carrega os dados de um vértice (um ponto XYZ no espaço com informações de luminosidade e referência a texturas), faz modificações matemáticas nos dados e grava na memória de vídeo os dados necessários para o geometry shader e o pixel shader. O vertex shader realiza as funções do T&L (transform e lighting) que existia nas placas de vídeo mais antigas.

4. A medida que o vertex shader vai liberando os dados processados, o geometry shader faz divisões nas primitivas (triângulos e outros polígonos) para gerar objetos mais detalhados e efeitos como os de água em movimento (o geometry shader existe apenas no DirectX 10 do Windows Vista).

5. A medida que o vertex shader (ou o geometry shader) vai liberando os dados processados, as unidades de processamento de pixel (pixel shader pipelines), que também são chamadas de fragment shader pipelines, geram os sobreamentos, efeitos de explosão e bump mapping (alto relevo em superficies lisas).

6. Para cada polígono (primitiva) definido por três ou mais vertices (vertex), as TMU's (texture mapping units) rotacionam e redimensionam as texturas gerando o que são chamados de textels.

7. As ROP's (raster operations units) geram a imagem 2D com os dados do pixel shader, os dados da primitiva e os textels.

Numa placa de vídeo off-board, os passos 1-2 são feitos pela CPU e os 3-7 são feitos pela placa de vídeo. No DirectX 9 o passo 4 é feito pela CPU, e no DirectX 10 é feito pela placa de vídeo.

Em alguns vídeos onboard, os passos 3-7 são feitos pela placa de vídeo, mas elas não possuem uma boa performance porque (1) a velocidade de acesso à memória RAM é limitado e (2) a quantidade de vertex shader pipelines, pixel shader pipelines, TMU's e ROP's é muito pequena. Esse é o caso da Xpress 1150.

Em outras placas de vídeo offboard, os passos 1-4 são feitos pela CPU e os passos 5-7 são feitos pela placa de vídeo. Esse é o caso da GMA-900/950.

E nas placas de vídeo totalmente sem aceleração 3D, todos os passos acima são feitos pela CPU, e as imagens já prontas são transferidas para a memória de vídeo para que sejam exibidas no monitor. Era assim que funcionava antes de as primeiras placas de vídeo com aceleração 3D serem criadas.

5 Mensagens

2 de outubro de 2007 06:00

Olá

Eu não sei do aero como funciona neste laptop, desde que comprei instalei o Fedora 6, e mesmo com o sistema tendo apenas 512MB de ram eu usei a interface 3D Beryl, muito melhor que o aero, sem comparação, e funciona perfeitamente, sem problemas.
Agora que coloquei 2GB fica tranquilo rodar o Windows até dentro do Linux.
Eficiência no uso de hardware nunca foi uma caracteristica dos produtos ms, quanto a jogos, realmente não é o perfil deste produto, eu sei que não posso exigir muito neste quesito, de qualquer forma jogos 3d do linux, como TORCS, rodaram sem problemas.

11 Mensagens

13 de dezembro de 2007 08:00

Bom ja que vc tem o mesmo nobo que o meu, o latitude 120L, pode me dizer onde foi que vc conseguiu o driver compativel com sua distro linux? eu tenho procurado quase que em todo lugar, incluindo o site da intel, mas sem sucesso. Estou rodando o Ubuntu na minha maquina e ainda nao consegui esse driver e conheço pessoas que tbm adquiriram este nobo e que estão com o mesmo problema. Uma coisa que eu devo dizer é que o aero é mesmo fachada....e que vc tem toda razão quando diz que os produtos da ms nao viabilizam performance. mesmo com o vesa emulando o driver original de video, os efeitos visuais no ubuntu não deixam nada a desejar, mas as letras, as vezes ficam embaçadas demais e eu nao consigo ver um filme em flash, a nao ser que ele esteja todo distorcido. tsc... Alguém pode me dizer onde eu consigo um driver de video pro intel GMA 910/915 compativel com o ubuntu Gutsy Ribbon (v7.10)?

5 Mensagens

13 de dezembro de 2007 10:00

Olá amigo, Eu uso o Fedora Core 6 e mudei o módulo do video para "intel" Segue conteúdo do meu arquivo xorg.conf:
Section "ServerLayout"
        Identifier     "single head configuration"
        Screen      0  "Screen0" 0 0
        InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
        InputDevice    "Synaptics" "CorePointer"
EndSection

Section "InputDevice"
        Identifier  "Keyboard0"
        Driver      "kbd"
        Option      "XkbModel" "abnt2"
        Option      "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "InputDevice"
        Identifier  "Synaptics"
        Driver      "synaptics"
        Option      "Device" "/dev/input/mice"
        Option      "Protocol" "auto-dev"
        Option      "Emulate3Buttons" "yes"
EndSection

Section "Monitor"
        Identifier   "Monitor0"
        ModelName    "LCD Panel 1280x1024"
        HorizSync    31.5 - 67.0
        VertRefresh  50.0 - 75.0
        Option      "dpms"
EndSection

Section "Device"
        Identifier  "Videocard0"
        Driver      "intel"
EndSection

Section "Screen"
        Identifier "Screen0"
        Device     "Videocard0"
        Monitor    "Monitor0"
        DefaultDepth     16
        SubSection "Display"
                Viewport   0 0
                Depth     24
                Modes    "1280x800" "1152x864" "1152x768" "1024x768" "800x600" "640x480"
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Viewport   0 0
                Depth     16
                Modes    "1440x900" "1400x1050" "1280x1024" "1280x960" "1280x800" "1152x864" "1152x768" "1024x768" "800x600" "640x480"
        EndSubSection
EndSection

Sds, Vinicius Mensagem editada por vinicius em 12-13-2007 04:07 PM

Mensagem editada por vinicius em 12-13-2007 04:08 PM

11 Mensagens

13 de dezembro de 2007 12:00

vinicius, o arquivo xorg.conf ficou desse jeito, mas vc editou o arquivo manualmente ou simplesmente reiniciou o xconf pelo server e respondeu às perguntas? Neste trecho: Section "Screen" Identifier "Default Screen" Device "Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller" Monitor "Monitor Genérico" DefaultDepth 24 SubSection "Display" Modes "1280x800" EndSubSection EndSection mas mesmo com uma conf dessa eu ainda sinto que o driver de video nao está sendo usado, somente emulado. algumas vezes as letras ficam abafadas demais e eu nao consigo assistir a um filme da net nem que seja feito em flash... a dell vende maquinas com o sistema operacional freedos, entao isso significa que eles prestam suporte e cedem drivers para sistema operacional open source, entao pq raios eles so disponibilizam o driver somente para o windows?

desculpe se mensagem parecer muito confusa nao consegui fazer com que a resposta colocasse a bendita quebra de linha...

Mensagem editada por rdlf0512 em 12-13-2007 06:38 PM

5 Mensagens

4 de março de 2008 18:00

vinicius escreveu:
Ola Fabrício, Tenho também um 120L - TAG 3vr77c1 que veio com 512 MB, se eu comprar uma DDR2 de 1GB posso adicionar que o sistema vai reconhecer sem problemas ou ela precisa ser da mesma velocidade do pente que já tem?

Sobre memória RAM tenho uma dúvida.

Fabricio,

Tenho um latitude 120l com 512Mb PC 4200 e processador Pentium M.

Gostaria de saber se é possível trocar os dois pentes de 256Mb PC 4200 por dois de 1Gb PC 5300.

Agradeço
Nenhum evento encontrado!