Esta postagem tem mais de 5 anos
1 Mensagem
0
43400
11 de março de 2010 11:00
Notebook travando na carga da BIOS (tela inicial)
Ao ligar o notebook Inspiron 1525 o percentual da carga da BIOS para em torno dos 15% e trava totalmente, não existe resposta do teclado e Notebook trava totalmente.
Alguém pode me ajudar.
Obs.: O notebook não está mais na garantia
Nenhum evento encontrado!

lhvilatur
5 Mensagens
1
5 de junho de 2010 18:00
BIOS que não "carrega", que não "roda" ou trava, pode ter origem em vários setores. Primeiro vamos entender que BIOS é um pequeno programa gravado em memória fixa (firmware) que tem por objetivo reconhecer os recursos, periféricos e configurar parametros de performance do equipamento.
1. O programa BIOS está corrompido
Regravar a BIOS, versão anterior, igual ou supernova pode ser solução
2. o chip de memória que contém este programa está defeituoso
Lá se foi pro beleléu a placa mãe
3. o programa BIOS precisa usar da memória RAM, que se estiver defeituosa interromperá ou suspenderá a execução
Trocar a memória é a solução
4. algum recurso ou periférico on board da placa mãe não está respondendo ou não responde adequadamente e é vital para o funcionamento do computador
Lá se foi pro beleléu a placa mãe.
Em alguns notebooks, com travemento de BIOS, utiliza-se do seguinte recurso:
a) deligue o notebook
b) desconecte a fonte de alimentação AC
c) retire a bateria
d) pressione o botão de ligar e mantenha pressionado pelo menos por 30 segundos (sugiro 1 minuto)
e) recoleque a bateria
f) conecte a fonte de alimentação AC
g) Reze com bastante fé
h) pressione o botão de ligar e veja se resolveu o problema
Este procedimento é válido no sentido de que o chip que armazena a BIOS trabalha com uma cópia do original, original que só é alterado com o flash de BIOS - regravação normalmente para upgrade. A natureza deste chip regravável não é igual a de uma RAM. Um setor dele pode ter ficado com alguma sujeira. Em resumo: funciona como o "JUMP PARA APAGAR MEMORIA CMOS" nos desktops.
Se isto não der certo:
Eu começaria pela memória RAM, depois pela regravação da BIOS com mesma versão, para nos finalmente passar pelo banco e ver se o que eu tenho em $$$$$ daria para comprar uma outra placa mãe ou notebook.
Colorado Campea
7 Mensagens
0
18 de março de 2010 08:00
tua maquina esta dentro da garantia??, bom o PROCEDIMENTO CORRETO SERIA EFETUTAR A ATUALIZACAO DA BIOS E TESTAR POREM E UM PROCEDIMENTO ARRISCADO CASO APRESENTE ALGUMA FALHA POIS PODE QUEIMAR TUA PLACA MAE ER FICAR INULTILIZAVEL.