Não Resolvido
4 Mensagens
0
1111
1 de maio de 2021 16:00
Performance do Wifi 5GHz no Dell G5 5590
Tenho um Dell G5 5590 com uma placa Wifi Qualcomm QCA61x4A 802.11ac.
Passei a usa-lo com maior frequência agora e notei um problema de performance crônico com o Wifi deste laptop.
Tenho internet de 300Mbps de fibra e não tenho conseguido obter a performance que eu esperava deste laptop.
Como referência, realizei testes usando um iPhone 11 e o aplicativo do speedtest.net em que, consistentemente, consigo obter resultados com taxa de download acima de 350Mbps e de upload acima de 250Mbps (como exemplo um dos resultados de teste realizado bem próximo dos testes que realizei via laptop: https://www.speedtest.net/result/i/4557813985).
No laptop eu estava tendo uma performance pífia, não ultrapassava muito a casa dos 100Mbps para download, apesar que para upload costumava ficar na casa dos 150Mbps. Fiz alguns ajustes com base em pesquisas na web, como: removi o SmartBytes (app e drivers), ajustei o modo Wifi para outros modos como a/g/n/ac ou a/n/ac e verifiquei que a placa de Wifi está configurada para performance máxima no plano de energia.
Vale notar que também garanti que tanto os updates da Dell quanto os updates da Microsoft estavam apropriadamente instalados antes da realização dos testes finais.
Depois de variação de ajustes e vários testes consegui melhorar a performance do laptop, mas ainda assim continua pífio se comparado com a performance de um CELULAR!
Vale notar que os resultados dos testes foram feitos alternando laptop e celular, estando no mesmo lugar da casa, para efeito de alcance e intensidade do sinal Wifi do roteador, usando o mesmo roteador, e não tendo ninguém mais consumindo a banda da internet nos momentos. Realizei também vários testes para observar a tendência, não apenas um, apesar de estar exemplificando apenas dois aqui, um para o celular e outro para o laptop.
O melhor resultado que obtive para o laptop foi de 205Mbps de download e 164Mbps de upload (vs. 377Mbps de download e 241Mbps de upload no celular!). Um exemplo do resultado do laptop está aqui: https://www.speedtest.net/result/11354081492.
Caso alguém tenha alguma indicação para solução deste problema e puder compartilhar, seria de grande ajuda.
Por mais que a velocidade que consigo obter é nitidamente suficiente para minhas necessidades, este equipamento deveria ser capaz de desempenhar no limite da banda de internet disponível, e é isto que estou buscando resolver.
É relativamente frustrante precisar investir tanto tempo para tentar resolver um problema que não deveria existir num equipamento desta cifra!

RoneiTavares
1 Mensagem
0
7 de junho de 2021 15:00
Mesma coisa acontecendo comigo! Alguma solucao da DELL???
AndreSc
4 Mensagens
0
9 de junho de 2021 04:00
Bom dia.
A Dell não me respondeu nada diferente de me dizer que eu precisava de um contrato de suporte ativo para eles falarem alguma coisa!
Cheguei a renovar meu contrato de suporte, mas não tive tempo de retomar o contato com eles ainda.
É frustrante, pois não parece ser um caso isolado, e seria muito positivo para a marca Dell se eles se posicionassem mais ativamente sobre o tópico.
AndreSc
4 Mensagens
0
2 de agosto de 2021 16:00
Eis novidades do pífio pós venda da Dell.
Renovei meu contrato de suporte, como comentei na mensagem anterior.
Finalmente entrei em contato com o suporte da Dell que, desta vez, me atendeu e agendou um horário para realizar diagnóstico remoto.
Passei quase 1h, senão mais, no whatsapp com o analista realizando todos os testes e ajustes que ele recomendava.
Ainda assim, ao final, a constatação do analista era que não parecia ter nada errado, pois nada de errado apareceu nos testes de diagnóstico!
Ele então me sugeriu que entrasse em contato com uma outra entidade de suporte da dell via http://del.ly/61784ywJ10.
Pois bem, entrei em contato através deste link, e eis que me respondem um email, notadamente sem qualquer análise do caso:
Boa Tarde, me chamo XXXX sou do suporte avançado da Dell e estou lhe enviado este e-mail para propor a solução mediante o seu problema/ocorrido, em referência ao caso de número XXXX, Verificamos que o senhor entrou em contato com nosso setor de garantia relatando alguns problemas em sua maquina, sendo assim, verifiquei que o senhor estava relatando sobre a conectividade de sua rede, onde a sua internet estava com uma velocidade abaixo do esperado, para poder fazer os downloads e navegar na internet.
Contudo, verificamos que não há nenhum problema por volta do hardware, por que foi realizado o teste de diagnóstico nas peças de seu equipamento, e já no software não foram encontrados pendências em questão de atualizações.
Portanto, recomendo que o senhor entre em contato com a sua provedora de internet, para validar a questão da conexão em sua localidade, pois a questão da velocidade pode variar dependendo de região para região.
Peça para que os mesmos, façam alguns testes em sua rede e até mesmo em seu modem, para identificar anomalias.!
Pois bem, este é o atendimento avançado da Dell, pelo qual, cobram uma mini-fortuna!
Vergonhoso!