Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

5805

10 de março de 2009 20:00

Retirar e colocar fonte do notebook com a bateria presente

Boa noite. Tenho uma tremenda dúvida com relação a esta pergunta. Uns dizem que pode e outros que não. É o seguinte: Posso plugar ou desplugar a fonte do notebook mesmo com ele ligado na bateria sem que isto cause danos ao mesmo? Aguardo a colaboração de todos que puderem me ajudar.

1.3K Mensagens

11 de março de 2009 09:00

Pode sim ligar e desplugar a fonte com o notebook utilizando a bateria. Mas isso diminui a vida util da bateria, pois a mesma funciona com cilcos de carga em suas células de lítio. Cada vez que vc coloca a fonte e sua bateria carrega (seja apenas 2% ou 98%) vc utilizou um ciclo. A média é de 400 cilcos, ou seja, 400 vezes que poderá colocar para carregar sua bateria. Se vc plugou e desplugou a fonte umas 10 vezes no dia, só te restam 390 ciclos... rsrsrsr O recomendado seria colocar a fonte e ligar o notebook, utilize a bateria qndo necessitar da portabilidade do aparelho e não tiver uma tomada por perto. Qndo for carrega-la, lembre-se de fazer até os 100% para queimar apenas 1 ciclo. Obs.: Não retire a bateria na idéia de poupa-la e utilizar apenas a fonte ligada no notebook, isso pode cusar problemas com seu equipamento pois a bateria faz parte da protecção elétrica...

41 Mensagens

11 de março de 2009 11:00

Entendi, a minha dúvida era mais com relação a pequenos picos de energia e interrupções como no caso de o notebook estar ligado na fonte fazendo o download de algo e eu quiser levar ele para outro lugar rapidamente aproximadamente 2min. Mesmo assim utilizaria 1 ciclo?

458 Mensagens

11 de março de 2009 14:00

Gigante, na verdade a "queima" do ciclo de carga da bateria a que você se refere só ocorre quando a bateria é totalmente descarregada, e não desta maneira que você falou.

[ ]s.

41 Mensagens

12 de março de 2009 04:00

Agora que não entendi mais nada...rs. Alguem mais saberia me explicar?

41 Mensagens

12 de março de 2009 05:00

É, realmente marcusvnac o material que vc me passou sanou as minhas dúvidas e até li mais outras coisas interessantes que tem no artigo. Vi que é bastante complicado ainda o uso da bateria de forma correta, pois se tiro a bateria pra conservar enquanto uso no notebook na fonte pode ocorrer pequenos pics de energia (o que é bastante comum na minha região). Eu uso em praticamente 80\~90% do tempo o notebook ligado na fonte então ainda prefiro preservar o hardware do notebook fazendo uma tentativa de elevar a vida útil da bateria queimando ciclos de período em período e utilizando-a de vez em quando. Talvez a combinação perfeita que geraria o melhor resultado entre a vida da bateria e a boa preservação do hardware do notebook seria a utilização de um nobreak, porém alem de ser bastante inconveniente a utilização de um nobreak pelo fato de ter que carregá-lo de um lugar para o outro, acabaríamos no mesmo problema, que seria a própria bateria do nobreak... rs.. enfim, é mais um jogo de "perde e ganha". Acho que o ideal para o meu caso (creio que seja o caso de muitas outras pessoas também) seria a fabricação de baterias bem baratas com tempo de duração pequeno de 5-10 minutos, pois aguentaria os pics de energia e a movimentação do notebook de uma tomada até a outra e iria também preservar a bateria que suporta a maior alimentação do notebook.

458 Mensagens

12 de março de 2009 05:00

Hehe, é meio confuso mesmo.

Dê uma lida nesse artigo que é simples, mas muito bom para uma explicação superficial.

Para direcionar sua leitura, todas as baterias modernas não Li-Ion.

Enjoy!

458 Mensagens

12 de março de 2009 07:00

Kra, uso notes a mais de 5 anos e o posso dizer é o seguinte: Use do jeito que precisar e não esquenta muito a cabeça não.

Não vai durar pra sempre, então vc tem q usar enquanto ele lhe atende, pois o investimento é alto. Se usá-lo na tomada por mais tempo (como eu uso), a bateria dura fácil fácil uns 3 anos ou mais um pouco.

Flw!

1.3K Mensagens

12 de março de 2009 08:00

Marcus, já conhecia o link que postou. Como sempre excelentes contribuições suas.

Também utilizo noteboks como computador pessoal a vários anos, inclusive tenho acesso a diversar marcas e modelos aqui em meu trabalho.

Sempre utilizei a bateria da forma que citei e todas tiveram vida útil por mais de 2 anos e alguns modelos por mais de 3 anos sem problema algum.
Usuários que efetuam pequenas cargas todos os dias, degradam a bateria em menos de 10 meses. Isso posso afrmar pois já vi vários casos de usuários que ligam o notebook e enquanto o sistema operacional é carregado, esse usuário vai retirando a fonte, desenrolando o fio, procurando uma tomada e só então pluga no notebook. Ao fazer isso, todo dia o notebook recebe carga e conta como um ciclo utilizado.
Baseando nesse tipo de experiência, acredito cargas completas ou pequenas cargas queimam ciclo da mesma forma. Se relacionarem a qntidade de dias em 1 ano com a quantidade de cilcos que uma bateria possui podem chegar a conclusão que se fizerem carga diariamente a vida útil seria limitada proximo a 1 ano.

PS.: "A cada 20 ou 30 recargas, é interessante realizar um ciclo completo de carga e descarga, a fim de "calibrar" as medições do chip e do monitor do BIOS".

Posso até ter uma compreenção errada do processo de carga das baterias de litio, mas acredito que cada ciclo para ser utilizado não necessita de um processo completo, ou seja, de uma carga completa; pois se assim fosse, bastaria sempre carregar e utilizar a bateria pela metade e nunca perderia ciclos.

Como Marcus disse, o lance é não esquentar a cabeça porque nada dura pra sempre. Aproveite bem seu equipamento.

41 Mensagens

12 de março de 2009 09:00

É verdade, agradeço a grande contribuição de vocês. Vou utilizando o note ja que daqui a 3-4 anos já estará ultrapassado...rs. O meu maior problema mesmo é quanto aos pics, pois como disse uso ele praticamente sempre ligado na fonte então mesmo que a bateria estivesse bem degradada ela aguentaria seus segundos ou nanosegundos de pic de energia. De qualquer forma volto a agradecer pois tinha muita dúvida sobre isso e não tinha achado um lugar específico que fizesse melhor explicação que esta. Abraço.

571 Mensagens

14 de março de 2009 09:00

eu nem esquento com essas xirimunguelas, depois que acabar a garantia seu note vai estragar de qualquer jeito, eles são projetados para funcionar apenas enquanto a garantia durar.

78 Mensagens

18 de março de 2011 10:00

eu nem esquento com essas xirimunguelas, depois que acabar a garantia seu note vai estragar de qualquer jeito, eles são projetados para funcionar apenas enquanto a garantia durar.

 

Não é bem assim não!:emotion-18: as baterias de notebook tem vida útil, como a de qualquer outro ou pilhas. É estimado que em um ano ela perde 20% da sua capacidade com o uso, o esquema é saber usar.

As baterias de Lítio não viciam no sentido de que podem ser carregadas e parar a qualquer momento (e voltar quando quiser) não presisam esperar zerar, pois zerar é um problema para elas...

Veja neste blog tem várias dicas sobre baterias de notebook.

DICAS Como economizar bateria do notebook (video)
http://bbaterias.com.br/dicas/como-economizar-a-bateria-do-notebook

 Como calibrar a bateria  
 http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook

 confira estas dicas são muito boas

Boa sorte pessoal!

Nenhum evento encontrado!

Top