Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

L

5431

7 de agosto de 2009 10:00

WiFi Intel 5100 a/g/n funciona a 108 Mbps?

Adquiri recentemente um notebook Latitude E5500 e ele veio com essa placa de rede Wireless Intel WiFi Link 5100 AGN. Logo depois comprei um roteador Wireless TP-Link WR642G de 108 Mbps. Funcionou tudo legal mas a conexão do notebook marca só 54 Mbps. Gostaria de saber se essa placa de rede funciona a 108 Mbps pois já fiz algumas pesquisas e ela pode trafegar até 300 Mbps dependendo da conexão. Já verifiquei o roteador e está tudo ok para 108 Mbps. Será que mudando o nível de segurança ela funciona a 108 Mbps?
 
Se alguem puder me dar uma ajuda eu agradeço. Fico no aguardo. Obrigado!

16 Mensagens

7 de agosto de 2009 13:00

Ólá, Imsr!
 
Esses números são as velocidades máximas que sua placa de rede pode alcançar. Mesmo que você esteja a 300Mbs você estará sempre preso as conexões da internet que no máximo será de 2MB (se for muito boa, pode chegar até 6MB mas é meio caro). São coisas distintas.
Além do mais se você baixar o nível de segurança não adiantará nada, você estará apenas facilitando a quebra do sigilo de suas informações pessoais na sua máquina.

3 Mensagens

7 de agosto de 2009 14:00

Obrigado por responder. A questão maior é que trafego muitos dados e arquivos entre os micros e precisaria de uma taxa de transferencia maior, no caso 108 Mbps, mas para internet está muito bom. Mesmo assim tem algo que eu possa fazer para aumentar taxa entre os micros ou essa placa de rede é limitada a 54 Mbps? Obrigado!!!

59 Mensagens

9 de agosto de 2009 06:00

Olá, este roteador wireless da TP-Link não é padrão N, e a velocidade de 108Mbps normalmente só é alcançada com outros produtos da TP-Link, não funcionando com produtos de outros fabricantes. Sendo assim, a comunicação entre sua placa wireless e o roteador funcionará usando o padrão G, limitado a 54Mbps.

3 Mensagens

10 de agosto de 2009 06:00

Então nesse caso eu teria que adquirir uma placa de rede wireless da TP-Link para poder trafegar a 108 Mbps ou então trocando o roteador por um outro será que resolveria? Obrigado por esclarecer.

59 Mensagens

11 de agosto de 2009 06:00

Bom, sinceramente não acho boa opção comprar uma placa wireless da TP-Link sendo que já possui uma Intel 5100 a/g/n. Minha sugestão seria comprar um roteador que use a tecnologia n, a qual permite maiores distâncias e velocidades.

44 Mensagens

13 de agosto de 2009 10:00

Boa Tarde,

Você pode fazer uma verificação na sua configuração de rede. Verifique se a sua criptografia esta WEP ou WAP. Se tiver, deixe sem criptografia e verifique se vai funcionar a mais de 54Mbps.


Post o resultado para sabermos...





Att
Charles O.
Moderador

59 Mensagens

14 de agosto de 2009 07:00

Olha, sinceramente, não acho um bom conselho esse de desligar a criptografia. E se funcionar em uma velocidade de transmissão de dados mais elevada? Vai deixar sem criptografia?
O fato é que com algumas placas wireless existem incompatibilidades, inclusive nos sistemas WEP e WPA/WPA2. O notebook do meu vizinho, por exemplo, não consegue conectar-se à rede sem fio dele se o roteador, um D-Link 524, estiver configurado para usar WPA/WPA2. Só conecta usando WEP, mas antes isso do que nada. Preciso tentar fazer uma atualização do firmware do roteador dele para ver se consegue usar o WPA/WPA2 que é mais seguro.

44 Mensagens

14 de agosto de 2009 10:00

Boa Tarde,

Fiz o post apenas para um teste. Sugeri mais especificamente altere a criptografia para outra que não seja a: WEP ou TKIP.

As placas da intel tem esse comflito com as criptografias WEP ou TKIP.

Veja o Link sobre isso da propria pagina da Intel: http://www.intel.com/support/pt/wireless/wlan/4965agn/sb/cs-025643.htm

59 Mensagens

15 de agosto de 2009 06:00

Olha, olhei o site. Só que a tradução automática é péssima. Vou tentar encontrar a página em inglês pra ler e entender. Porque essa tentativa de traduzir para a língua portuguesa do tradudor automático não funcionou. :smileyvery-happy:

59 Mensagens

15 de agosto de 2009 06:00

Bom, em inglês achei melhor do que aquela bagunça feita pelo tradudor automático.

O primeiro passo para a solução é ir ao site do fabricante do roteador WiFi e ver se existe uma nova versão do firmware. Lembre-se que atualizar o firmware é um processo que requer cuidados. Usar um firmware errado pode danificar permanentemente o aparelho.

1. Contact your WiFi access point (AP) or router manufacturer to download the latest firmware version, or to obtain information on particular models supporting High Throughput.

Outra tentativa é desabilitar a opção 'packet bursting' ou similar no roteador. O 'packet bursting' serve para melhorar a taxa de transferência de dados. Pelo visto pode causar certa incompatibilidades. Acredito que pelo fato de muitos fabricantes terem lançados produtos WiFi n quando as especificações ainda eram um rascunho (draft).

2. Disable 'packet bursting' or similar feature that may be enabled on the AP or router.

O próximo passo, caso isto não funcione, seria configurar o roteador WiFi para usar WPA2-AES ou WPA2-TKIP. O texto diz que você pode configurar um perfil não securo, mas esta opção NÃO é recomendada, como diz o texto.

3. Configure the WiFi client device's profile to use Wi-Fi Protected Access* (WPA2-AES or WPA2-TKIP). You may also choose to configure an unsecured profile, but this option is NOT recommended.

A última tentativa na solução dada pela Intel é configurar o AP ou roteador para ter o perfil do cliente, isto é, aquele configurado na placa de rede.

4. Configure the AP or router to match the client profile.

Veja a solução de não ter segurança não é recomendada. É colocada, ao meu ver, como um desencargo de consciência por parte da Intel. IHMO, não deveria nem ser cogitada porque, como falei, o que o cara vai fazer se funcionar? Deixar sem segurança é que não pode.

6 Mensagens

4 de dezembro de 2009 01:00

Resposta correta: Não funciona a 108 Mbps.

 Ele só funciona até 54 Mbps (Wireless G) e depois conseguirá usar o Wireless N (rascunhos).

Situação semelhante: Meu router da 3COM  3CRWDR200A-75 aceita conexões a 108 Mbps e meu Intel Wi-fi 5100 só conecta até 54 Mbps.

Para saber mais, acesse:

* http://www.intel.com/network/connectivity/products/wireless/adapters/5000/index.htm

 

No manual da Intel para este modelo de placa não consta em lugar algum esta compatibilidade, conforme pode ser visto aqui:

* http://download.intel.com/network/connectivity/products/wireless/319981.pdf

 

Sendo assim, não insista. Nunca conseguirá conectar a 108 Mbps.

Sugestão: Compre um roteador Wireless N.

Eficácia do 108 Mbps (SuperG): Ao invés de transferir a 3 MB/s (conexão a 54 Mbps) você conseguiria um pouco mais que isso. É significativo isso pra você?

Eficácia do Wireless N: Taxa de transferência um pouco maior. Você precisará dela? *rs*

Abraços

6 Mensagens

4 de dezembro de 2009 01:00

P.S.: Vale FRISAR novamente que, de nada adianta vc ter um Router que vai até 108 Mbps se quer usar a Intel Wi-Fi 5100 agn. Ela não irá a 108 Mbps! Nunca! Jamais! NEVER! Mas se seu router aceitar Wireless N, ai ela tentará funcionar em N em modo DRAFT (rascunho).

 

Abraços

6 Mensagens

4 de dezembro de 2009 02:00

Só pra fechar o tópico.

A única forma dessa placa (teoricamente) funcionar a 108 Mbps, seria no modo 802.11 a.

Achar um roteador que opere neste padrão é coisa rara. Vale a pena comprar logo um roteador wireless N.

Abraços

Nenhum evento encontrado!

Top