Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

3925

28 de julho de 2017 05:00

Adicionar HD em servidores

Olá pessoal,

Estou precisando expandir o armazenamento de 2 servidores da Dell PowerEdge.

1. Dell PowerEdge R620.

Ele possui 4 HDs de 1TB 7.2K RPM SATA 3Gbps 2.5in Hot-plug Hard Drive em RAID 5, mas o único problema e que ele está com a partição MBR ou seja eu vez de eu ter 3TB de espaço livre, só tenho 2TB.

Teria como converter o formato da partição de MBR para GPT?  O servidor está em produção.

2. Dell PowerEdge T310

Ele possui 2 HDs SAS de 1TB em RAID 1, este servidor é para ser um servidor secundário. O problema é que o técnico que fez a instalação não pensou no espaço em disco, porque o primário tem 2 TB de dados e esse só tem 1TB :emotion-43:. Bem, pensando no futuro eu estou pensando em deixar esse 2 discos de 1TB mas como RAID 0 para o sistema operacional e adicionar mais 2 discos de 4TB em RAID 1 para dados. A minha dúvida é o seguinte, o Servidor Dell PowerEdge T310 suporta 2 discos de 4TB?

89 Mensagens

28 de julho de 2017 06:00

Bom dia Fabio, 

1. O RAID 5 esta instalado o SO ? Pergunto pois pode ser limitação "Da bios Mode". acessando a Bios em system setup -> Bios settings , existem 2 modos: BIOS e UEFI.

Em modo BIOS o SO vai reconhecer no máximo 2TB no VD que esta instalado, em UEFI não tem limitação. Lembro se alterar de BIOS para UEFI ou contrario, vai ser preciso reinstalar o SO.

Se o RAID-5 não é o VD onde esta instalado o  SO, sim é possivel converter para GPT via Diskpart no Windows.

2. Para te responder, preciso saber o modelo da controladora de discos do servidor, sabe informar ? 

Att,

89 Mensagens

28 de julho de 2017 07:00

Fabio,

É bem provável que esta serado com BIOS. Para reconhecer mias de 2TB terá que alterar o boot mode para UEFI e após reinstalar o sistema operacional. 

Controladora SAS 6iR SAS internal, suporta no máximo discos de 2TB.

Att, 

3 Mensagens

28 de julho de 2017 07:00

Jeferson,

Tem como trocar a controladora SAS 6iR SAS internal para uma que suporta discos acima de 2 TB?

Atenciosamente;

3 Mensagens

28 de julho de 2017 07:00

Bom dia Jeferson,

Então o SO está instalado no RAID 5.

A questão da BIOS eu ainda não consigo verificar porque eu não posso para o servidor, mas quando der eu vou verificar.

O modelo da controladora do servidor R620 é:

 PERC H310 Integrated RAID Controller

O modelo da controladora do servidor T310 é:

SAS 6iR SAS internal RAID adapter, PCI-Express

Atenciosamente;

Nenhum evento encontrado!

Top