Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

3390

31 de agosto de 2015 18:00

Configurar SATA para RAID após a bateria do CMOS ficar fraca

Pessoal, é isso aí mesmo.

A bateria do CMOS descarregou e o servidor perdeu as configurações da BIOS (Data, hora, etc) inclusive o SATA passou para AHCI e quando troquei a bateria e coloquei de volta a configuração de SATA para RAID, apareceu a mensagem no boot que iria ter perda de dados e tal.. apesar de saber que estava em RAID 1, me deu o maior frio na barriga, responder aqueles dois "Y" na tela de boot.. deixei parado e postei isso aqui. É medo besta mesmo?? Posso fazer um "taca-lhe pau" sem receio mesmo?

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

1 de setembro de 2015 12:00

Oi, Adolfo!

Está mensagem pode ser somente uma informação que está sendo alterado de SATA para AHCI.

Mas, por favor, nos informe o modelo do servidor e da controladora, e as mensagens que solicitam que você pressione "Y" pra que a gente possa entender melhor o que está acontecendo :emotion-1:

2 Mensagens

1 de setembro de 2015 12:00

Ananda S, boa tarde. É um PowerEdge T110 II, controladora PERC S100.

A mensagem era referente à mudança do modo SATA AHCI para SATA RAID. Na mudança, a mensagem avisava que poderia haver perda de dados na mudança do modo e solictava minha confirmação, duas vezes, para que eu tivesse realmente certeza do procedimento. Na hora, tive um segundo de dúvida, mas logo depois eu permiti a alteração e o servidor voltou a funcionar normalmente.

A bateria, quando perdeu a voltagem, fez com que as configurações setadas na bios, fossem perdidas e voltassem ao padrão de fábrica e isso incluiu o modo SATA AHCI. Como eu havia configurado RAID 1, o servidor não dava mais boot.

Foi resolvido.

Obrigado pela atenção!

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

1 de setembro de 2015 14:00

Que bom que deu tudo certo, Adolfo!

Ficamos à disposição sempre que necessário :emotion-5:

2 Mensagens

3 de outubro de 2016 10:00

Boa tarde Adolfo,

Estou passando pela mesma situação que vc passou em 2015, a bateria da placa mão descarregou e perdi as configurações do setup. Após a troca da bateria e a mudança para RAID a tenebrosa mensagem de perda de dados apareceu. Queria saber se ao dar o YES houve perda dos dados.

Abraços,

Luiz Fernando Luz

2 Mensagens

4 de outubro de 2016 10:00

Boa tarde Ananda,

Deu tudo certo.

Obrigado pelo retorno. 

Abraços.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

4 de outubro de 2016 10:00

Oi, Luiz!

Não vai perder ;) A mensagem é um aviso de segurança, indicando que a alteração pode causar inacessibilidade aos discos.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

4 de outubro de 2016 11:00

Perfeito, Luiz!

Fico à disposição ;) ^AS

1 Mensagem

11 de dezembro de 2017 08:00

Resolveu meu problema!

1 Mensagem

1 de dezembro de 2019 19:00

Passei exatamente por essa situação. A solução apresentada por vcs foi nota 1000. Vlw

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

13 de abril de 2024 02:46

Estou com mesmo problema, porém troquei para RAID e não consegui. Após trocar a bateria da BIoS RAID não inicia o sistema . Alguém consegui me passar o passo a passo para configurar ?

No servidor tem 3 HDs 250GB porém no sistema aparecia apenas 1 HD de 250 . Qual raid está configurado?

Moderator

 • 

3.6K Mensagens

15 de abril de 2024 03:16

Tradução automática
Olá, obrigado por ter escolhido a Dell e bem-vindo à nossa comunidade. Qual é o modelo de controlador que utiliza?
Com certeza,

Nenhum evento encontrado!

Top