Esta postagem tem mais de 5 anos
1 Rookie
•
118 Mensagens
0
34479
28 de julho de 2014 06:00
Vostro 5470 - 16GB vs. Limite Upgrade RAM
Olá galera!
Decidi aumentar a memória do meu Vostro. Substituí o pente atual (4gb) por um Corsair CMSX16GX3M21600C9, de 16gb.
O objetivo era comprar um de 8gb, porém me deparei com 16gb à um preço semelhante, e acabei optando pela segunda opção.
Porém, após instalado o pente, notei que o Windows reconhece 8gb dos 16gb disponíveis. Consultando isso mais a fundo, averiguei no manual que a especificação máxima do notebook no que diz respeito à RAM é de 8gb.
Pergunto: esta limitação é física (hardware)? Ou existe algum meio (tweak) ou atualização futura (chipset/bios) que poderia vir a utilizar o montante total de memória disponível?
Agradeço antecipadamente à todos que puderem contribuir!!

Leandro Rosa
8 Mensagens
0
20 de maio de 2016 10:00
Tenho quase certeza que funciona com os 16GB, mas caso você não use programas que usam muito da memória ( photoshop, ferramentas de modelagem 3D, etc), eu iria pelo caminho do SSD. Coloquei um Samsung ssd samsung 850 evo em meu vostro, ele abre o windows 10 em exatos 5 segundos :) abro 40 janelas (sem exagerar no número rsrs) no chrome e o notebook nem sente a diferença.
topes
1 Rookie
•
118 Mensagens
0
20 de maio de 2016 10:00
Rodrigo!
De acordo com a especificação do processador, ele suporta até 16GB em até dois canais:
http://ark.intel.com/products/75459/Intel-Core-i5-4200U-Processor-3M-Cache-up-to-2_60-GHz
Ou seja, não me parece que haveria restrição para 16gb em 1 canal. Eu, no seu lugar, aproveitaria a oportunidade. Na pior das hipóteses, ele vai reconhecer 8.
Contudo, tenha em mente que 16gb é memória PRA CACETE, mesmo para os padroes do Windows 10!
Se está pensando em fazer upgrade, pensa bem sério em um ssd ;)
Coloquei um v300 (acho que é o ssd mais podre que existe) no 5470 da minha mulher e ficou animal.
Abraço!
rodrigomuller
5 Mensagens
0
20 de maio de 2016 13:00
Pois é, é que eu preciso da RAM por causa de Photoshop mesmo, acaba pesando muito em 8 GB. Se tivesse mais um slot, eu colocaria até 4 a mais somente, que já adianta MUITO pra ajudar. O problema é que é arriscado comprar um pente de 400 reais e não saber se vai funcionar. Vender isso depois vai ser um perrengue.
Comprei um SSD mSata pra fazer as vias de Cache pelo Intel Smart Response, mantendo assim o HD de 500 GB, pois preciso muito do espaço quando viajo e levo meus trabalhos junto. HD externo é lento pra salvar arquivos grandes, então não me adianta.
Meu Vostro é o V14T-5470-A50, com i7 4500U, que assim como o i5 aceita 16 GB no máximo, mas fala em Dual Channel na documentação, então teoricamente só dá 16 GB se usar 2 pentes de 8 GB.
Tô propenso a testar, mas tô achando que vai ser furada pra mim se não der certo. O que vocês acham? Não achei em lugar nenhum alguém que tenha efetivamente usado 16 GB nele, então não sei o que esperar. Mesmo os que falaram aqui no tópico que iriam comprar o pente de 16 nunca mais comentaram nada, então fica meio tenso mesmo.
Abraço e obrigado!
lelopes.br
5 Mensagens
0
20 de maio de 2016 13:00
Rodrigo,
Também coloquei um SSD no meu notebook, o notebook é outro, já devia vir padrão.
Coloquei um Samsung EVO 850 500GB.
Eu investiria em um SSD em vez de memória.
Troquei 4gb para 8gb e o HD. O pc está uma bala, como já acostumei, sinto diferença quando uso outro computador.
Programas abrem super rápido, photoshop, autocad , tudo rápido mesmo. Inicialização não sei porque mas demora um pouco mais de 4 segundos. Fica parada na tela de carregando do windows um pouco.
No mais está tudo certo.
Carvalheiro
2 Mensagens
0
7 de outubro de 2016 12:00
Olá, tenho uma dúvida semelhante. Saberia me dizer se um vostro 5470 i7 4 geração. Seria compatível com 16gb de ram e se sim qual a frequência máxima da memória e qual a frequência normal de fábrica dos 8gb?
DELL-Ananda S
8 Professor
•
3.3K Mensagens
0
7 de outubro de 2016 13:00
Oi, Carvalheiro!
Pela Dell, a quantidade de memória homolagada é de até 8GB, porém alguns usuários aqui do fórum já testaram e fizeram funcionar com 16GB, mas não tenho como te garantir isso :(
Com relação às demais especificações, esse modelo usa DDR3L 1600Mhz. Atente muito para o DDR3L, porque a memória normal (1,5V) não vai funcionar nesse equipamento. Ela precisa ser low voltage (1,35V).
Carvalheiro
2 Mensagens
0
7 de outubro de 2016 14:00
Muito obrigado ananda. Informação muito útil.
DELL-Ananda S
8 Professor
•
3.3K Mensagens
0
Oi, Rodrigo.
O Rickmans conseguiu fazer isso com o 3460 (com 2 módulos de 8GB) aqui: http://pt.community.dell.com/support-forums/notebooks/f/36/t/49521. Estou pesquisando no fórum para ver se encontro outros tópicos relacionados ao 5470, assim que localizar, posto aqui ;)
rodrigomuller
5 Mensagens
0
Oi, Ananda! Tudo bem?
Tem como você direcionar a gente pras postagens destes usuários pra pesquisar mais sobre os modelos de memória de 16GB que eles usaram? Estou com muita vontade e necessidade de comprar uma, pois atualizei meu 5470A60 com SSD, mas ainda peca na memória pra trabalhar com grandes formatos no Photoshop, e é o que mais faço atualmente.
Obrigado!
rodrigomuller
5 Mensagens
3
30 de maio de 2017 12:00
Boa tarde, pessoal.
Hoje, depois de anos procurando, consegui um pente de 16 GB DDR3L da Knight pra testar no meu 5470-A60. Infelizmente, apesar de a BIOS reconhecer o pente como 16GB em 1600MHz, a máquina não boota o Windows.
À noite vou fazer mais testes, tentar usar um LiveUSB do Linux, e ver se o problema, talvez, possa ser os drivers do chipset ou algo assim.
Também vou testar se entrando em Modo de Segurança o Windows se ajusta à nova memória, mas não acho que vá adiantar nada. Por último tentarei reinstalar o Windows, mas acho que é um caso perdido.
Pelo que entendo, parece que a limitação (da arquitetura Haswell mesmo) é de 16GB em dual-channel, o que poderia ser lido como 8GB em single-channel. É uma tristeza esse laptop só ter um slot de memória. ):
Leonardo Silva
1 Mensagem
1
7 de agosto de 2017 08:00
Ola pessoal,
Algum desenvolvimento nesta questao?
16gb de memoria nos Vostro 5470/5480?
Gostaria de atualizar o notebook.
SDD e 16gb de ram.
Realmente o HD lento, 8gb de ram e a placa wirelless problematica sao gargalos grandes na maquina.
rodrigomuller
5 Mensagens
1
7 de agosto de 2017 11:00
Boa tarde, Leonardo. Testei em Windows, Linux, Hackintosh... nenhum dos sistemas bootou com 16 GB de RAM no Vostro 5470. Infelizmente o processador e o chipset Intel não permitem mais de 8GB por canal nessa versão.
Uma verdadeira pena.
pitinga
8 Mensagens
1
11 de outubro de 2018 04:00
pitinga
8 Mensagens
1
9 de agosto de 2019 07:00
Eu cheguei a abrir um chamado para Intel e eles informaram que o processador (o meu Vostro é com o i7-4500U) suporta 16GB de RAM. Que o fato de ser um slot/canal ou dois não é relevante para o processador. Então a limitação é algo relacionado a placa mãe ou a BIOS.
Abaixo segue a reposta da Intel:
Hi Abner,
Thank you for contacting Intel Technical Support.
Understand you have some questions regarding the Intel® Core™ i7-4500U Processor, I will be more than glad to help you out with them.
The Intel® Core™ i7-4500U supports a maximum of 16GB of RAM Memory, independent you are using 1 or 2 slots.
The capacity of RAM memory supported depends on the motherboard that is being used, in this case the laptop Dell Vostro 5470 comes with 4GB DDR3 RAM and it can be expandable to a maximum of 8GB, this limitation is established by the manufacture of the laptop, this information can be verified following the next link to the Laptop's Manual, I would recommend you to contact directly to DELL Team if you have any question about the laptop.
The previous link was taken from the following support website:
I found the phone number of Dell technical support team (Monday – Friday 9 a.m. – 6 p.m 1800-88-0193) taken from the following link:
I hope is useful for you,if you need further assistance just let us know and We'll be more than glad to help.
I'd like to inform this case is going to be closed and you may get a little survey, I appreciate some of your time to complete it
Regards,
Andres C.
Intel Customer Support Technician
Under Contract to Intel Corporation
kwick_brasil
1 Mensagem
0
4 de outubro de 2019 07:00
Pessoal, muito obrigado por esse tópico que discutiu esse tema tão a fundo. Estava pensando em importar um pente de 16gb pra colocar no meu também e vocês me economizararm uma grana...hehe. Infelizmente, esse é um baita gargalo deste notebook.
Acredito que vocês já devem ter tentado BIOS update e tudo ne?