Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

12039

2 de setembro de 2017 23:00

A grande saga do F1 - Windows não inicializa mais no Dell XPS. O que fazer?

- Há mais de um ano, tenho problemas ao ligar meu computador, que pede para a tecla F1 ser pressionada na inicialização. No início, bastava apertá-la uma vez e o computador ligava normalmente. Depois, passei a ter ter que apertar o botão "F1" 2, 3, 4, até 5 ou 6 vezes seguidas (a cada vez que ela é apertada o computador começa fazer o boot novamente). Porém, apesar desse incômodo, no final das tentativas o Windows SEMPRE era inicializado e funcionava normalmente. Passei a ter que apertar a tecla F1 cada vez mais, até que agora não adianta ficar um dia inteiro apertando-o. O computador está em perfeitas condições, mas não liga mais.

A mensagem que sempre aparece na tela sempre é a seguinte:
"No boot device available.
Strike the F1 key to retry boot, F2 to run the setup utility.
SATA 0: Installed
SATA 1: Installed
SATA 2: None
SATA 3: None
SATA 4: None
MSATA1: Installed"

- As configurações de boot parecem estar corretas, sendo "UEFI with Legacy OPROM; secury boot off", com o drive HDD sendo a primeira opção.

- Os conectores de dentro da CPU me parecem estar plugados corretamente (e estão plugados da mesma forma que estavam quando o problema não existia).

- O computador é um Dell XPS 8700. Esta máquina é nova (me foi enviada em 25/04/2015), tudo original da fábrica, e já no final de 2015 apresentou outro problema. A Dell recomendou a formatação, segui todos os passos que eles mesmo explicaram através da ferramenta Dell Backup and Recovery. O suporte oficial e a ferramenta própria da empresa prometeram na época que eu não perderia meus arquivos. Após nove horas realizando o processo, todos os meus arquivos da época se transforam em .INP, que não servem para nada e não abrem de jeito nenhum, nem mesmo com as ferramentas da própria Dell, que não se preocupou muito com a perda (tentei de tudo naquela ocasião). Acabei perdendo todos os meus arquivos da época (o único ganho que tive nisso foi comprar um HD externo e me acostumar a fazer mais backups). Falei sobre esse problema aqui (pt.community.dell.com/.../). Não gostaria de perder tudo novamente. Enfim, resgatei isso só para registrar o histórico do computador. Menos de dois anos depois, temos outro problema.

- O sistema operacional é Windows 10 versão Single Language de 64bits.

- Não há nenhum CD, DVD, HD externo, disquete ou pendrive que poderia confundir a máquina inserido ou plugado nela.

- O Windows e o computador em si estão funcionando totalmente. Isso digo porque eu mesmo mexi nele várias vezes (quando ele quer ligar, liga, mas se vai ligar ou não é algo totalmente imprevisível), e também porque diagnósticos não encontraram erros (ver abaixo). A única coisa é que não quer inicializar, mas uma vez que inicializa tudo funciona perfeitamente.

- Isso que eu vou falar pode ser bizarro, mas pode ser também uma pista para a solução do problema. Geralmente, quando o uso do computador tem uma rotina, a tendência é que ligue mais facilmente. Por exemplo, durante três semanas, liguei o computador sempre às 8h30 da manhã para fazer trabalhos. Em todas as vezes, apareceu uma única tela de F1 e uma vez apertada a máquina ligava. Após esta rotina, num dia tentei ligá-lo à tarde e já não pegou. Porém, esta anotação já não faz sentido. Se antes havia certa lógica no problema, agora ela se perdeu totalmente (o computador não inicializa há três dias, em nenhum horário).

- Outra coisa que me chama certa atenção (mas poder não ter ter nada a ver) é uma "luz interna" da CPU. Ela demora a apagar após o desligamento do computador. Mesmo retirando o cabo da tomada, ela pode ficar até dez minutos acesa.

- Caso o computador inicialize, mas por algum motivo um tempo depois caia força de casa ou do bairro, quando a energia volta ele não consegue inicializar de novo no mesmo dia. Com sorte, somente no dia seguinte.

- Nas configurações, SATA 1 está tudo "Empty"; SATA 2 está "Blu-ray; HL-DT-ST DVDRW/BDROM"; SATA 3, SATA 4 e SATA 5 estão "Empty". MSATA mostra "SSD; SMART SSD XCeedValue2 mSATA 32GB".

- Só de aparecer o logotipo da Dell, dá pra saber se o Windows vai ligar ou não. Quando vai dar errado, só aparece o logotipo da Dell. Quando vai dar certo, aparece um círculo que indica carregamento embaixo deste mesmo logotipo. Nesse caso demora, mas acaba ligando. Isso é regra.

- Já li centenas de páginas a respeito deste problema, e testei muitas coisas. A única coisa que pesquisei mas ainda não pude testar foi a bateria da placa-mãe (CR2032). Dizem que pode ser que a carga dela terminou. Contudo, como o relógio (data e hora) sempre está correto e nunca é zerado, não deve ser um problema nesta bateria.

- Das vezes que consegui ligar o computador, fiz vários procedimentos (anti-vírus, desfragmentação de disco, chequei configurações e atualizações, vi se não havia nada estranho marcado na inicialização (msconfig, etc), vi se não havia nenhum programa estranho instalado, chequei o status do HD e dispositivos - todos "funcionando corretamente"). Tudo está ótimo.

- Fiz um teste na CPU invertendo o cabo do HD pelo cabo do DVD, deixando o driver de DVD sem cabos durante o teste. Não deu resultado. A única diferença é que, nas configurações abertas com a tecla F12, apareceu apenas "P5: SMART SSD XCeedValue2 mSAT", ao invés disto mais "P1: DL-DT-ST DVDRW/BDROM CH30N". Ou seja, ele reconheceu o "desligamento" do driver de DVD, mas o cabo dele não funcionou no HD. Então não deve ser um problema no cabo. Só pra não dar nada, também testei ligar o cabo de força da CPU em tomadas diferentes, com e sem estabilizador, etc. Não há diferença de comportamento com isto.

- Desativar a opção Legacy Option Rom nas configurações não deu resultado. Ao fazer isso, a tecla "F1" perde efeito. Ou seja, ao invés dela reiniciar o sistema e a) ligar tudo ou b) voltar à tela pedindo para para se apertar F1, o que acontece com o "Legacy OPROM" desativado é que a tecla F1 não faz nada, sequer sai da tela pedindo para ela ser teclada.

- Em um dia que o computador ligou, a verificação do Disco Local C mostrou a mensagem "Unidade verificada com êxito. O Windows verificou corretamente a unidade. Nenhum erro encontrado".

- Ao abrir as "Propriedades de SMART SSD XceedValue2 mSATA 32GB", aparece no status: "Este dispotivo está funcionando corretamente".

- Em apenas duas ocasiões, quando DESLIGUEI o computador, apareceu uma tela azul com o erro CRITICAL_PROCESS_DIED.

- Por isso, baixei a ferramenta de criação de mídia oficial do Windows 10, gravei a imagem ISO num DVD seguindo os procedimentos oficiais dos site da Microsoft e as configurações da máquina a ser reparada, abri-a pelo boot e testei as opções de reparo. Após uma verificação, apareceu a mensagem: "Reparo de Inicialização não pôde reparar seu computador". Testei em outros dias e deu a mesma mensagem. Essa resposta aparece em segundos, mal dá tempo do sistema verificar de fato se há algum erro.

- Aproveitei o disco e entrei no Prompt de Comando das opções de reparo via DVD, mas se digito "C", "C:" ou "C:\", lá escreve "O dispositivo não está pronto".

- O comando "sfc /scannow" no Prompt de Comando diz que "A proteção de recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade".

- Dois dias depois destes testes com DVD, o computador ligou. Chequei com ele ligado o funcionamento de todos os drivers e dispositivos pelo "Gerenciador de Dispositivos", e em todos apareceu "Este dispositivo está funcionando corretamente".

- Andei assistindo uns vídeos e descobri uma coisa nova (que não necessariamente é o que está acontecendo aqui). Vi que o plugin de segurança do BB e Caixa (GbPlugin / GAS Teconologia / G-Buster / Warsaw) já causou diversos problemas em computadores por aí, inclusive na inicialização. Tenho a segurança do BB, mas não desativei o plugin (isso nem parece possível) para poder testar isso.

- O computador tem apenas a partição C:, com cerca de 850 GB ocupados. Num fórum, porém, me recomendaram fazer uma nova instalação do Windows num SSD que existe na máquina além do HD. Porém, o SSD tem apenas 32 GB e a pasta do Windows desse computador ocupa 51,9 GB. Deste modo, não testei isto.

- Na metade do mês passado, apareceu (apenas uma vez) uma mensagem de erro diferente: "Kernel Security Check Failure". Logo depois da mensagem, a máquina reiniciou sozinha e ligou normalmente.

- Fiz o diagnóstico da própria Dell que aparece como opção na tela de "F12". Inicialmente, o programa fez uma verificação rápida e mostrou a seguinte mensagem: "No problems have been found with this system so far. Do you want to run the remaining memory tests? This will about 30 minutes or more. Do you want to continue?".

- Cliquei em "Yes" e começou esse diagnóstico mais profundo. Demorou um tempão e no final não se encontrou nenhum problema! O diagnóstico checou cabos, CDROM Drive, Hard Drive, OS Boot Path, dispositivos USB, Video Card, CPU Fan, Rear Fan, processador, Systen Management e a memória. Resultado: "all tests passed".

- Por fim, fiquei 3 dias inteiros tentando ligar o computador e o Windows não inicializou. No terceiro dia, antes de aparecer a "tela de F1", começou a piscar um frame (mais rápido que a propaganda da Jequiti) com a seguinte mensagem: "Alert! Previous attempts at booting this sytem have failed at checkpoint [00A2]. For help in resolving this problem, please note this checkpoint and contact Dell Technical Support". Consegui ler tudo pois filmei a tela e pausei a gravação. E aqui estou eu. Há mais alguma coisa que posso fazer além de perder meus programas de novo ou trocar de computador?

5 Mensagens

13 de setembro de 2017 13:00

- Pesquisando o código do erro, "checkpoint [00A2]", só achei resultados em inglês. Em fóruns americanos, teve gente que relatou que "resolveu" o problema desplugando todos os USBs ao ligar o computador ou desativando as entradas USB na BIOS. Testei aqui e não funcionou.

- Outro cara jura ter resolvido isso trocando de monitor (!). Testei plugar a CPU em outro monitor, com outro cabo VGA, e a mensagem de F1 continou. Ademais, essas medidas que relataram em fóruns americanos não são uma solução de fato, pois se encontram em outros periféricos do computador. O problema parece ser interno da CPU, mal contato ou encaixe de alguma peça nela. Já li relatos de gente que até formatou a máquina e a mensagem continuou! Não quero formatar.

1 Mensagem

18 de abril de 2019 04:00

Uso 11 HDs aqui em casa, apenas um aparece essa mensagem

Significa que o problema é no hd e não na máquina

 

Nenhum evento encontrado!

Top