Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

3529

28 de julho de 2014 22:00

Super-aquecimento e low gpu usage

Tenho um XPS 15 L502X com um GeForce 540m 2GB, e estou com problema de baixo fps nos jogos. Usando o GPU-Z para monitorar o desempenho da placa de vídeo, no jogo Magicka Wizard Wars, com 2 configurações, low and high, percebi algumas coisas:

Mas antes queria sanar uma duvida, GPU Load = GPU Usage ?

Low Resolution:

1º Durante o jogo a temperatura fica entre 85º-95º. É normal essa temperatura para um jogo de gráficos medianos em low resolution ?

2º Quando o jogo inicia o GPU Load esta em 99%, neste momento o fps está bom, mas não demora para cair o GPU Load e junto os meus fps

High Resolution: 

Bem como se ver na imagem abaixo, o GPU Load apenas por um curto espaço de tempo atinge 99%, e depois fica na faixa de 26%, anormal quando o jogo deveria estar exigindo mais da placa de vídeo

Na imagem a temperatura esta em 81º, mas pode se dizer que estava "fria" nessa Screenshot. Se prestar também um pouco de atenção o Core Clock e Memory Clock estão abaixo do de fabrica, mas esse Underclock foi a solução para o problema discutido nesse outro forum:

http://pt.community.dell.com/support-forums/software/f/133/p/29815/52880.aspx#52880

Mas mesmo antes de fazer o UnderClock, eu já sofria do mesmo problema, agora ao menos um problema já se resolveu, só falta agora esses 2


Queria saber se GPU Load é o mesmo GPU Usage ?
Pelo que notei o GPU Load está associado aos fps do jogo, então como resolver essa instabilidade, para que ele se mantenha em 99%.
E se essa temperatura é normal ?

11 Mensagens

30 de julho de 2014 08:00

Marlon você pode me orçar o preço, ou quem possa me orçar o preço de uma limpeza ?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de julho de 2014 06:00

Jpkun,

O GPU Load é equivalente à GPU Usage sim. Seria a carga de processamento que a GPU está processando.

Ao que me apresenta pelo o que você relatou, podemos ter um problema de aquecimento. Quando a placa de vídeo atinge uma temperatura X, ela diminui o clock para se preservar e evitar um dano físico ao equipamento.

Neste caso acredito que uma limpeza interna do seu equipamento seria uma opção bem interessante para verificar se o problema deixa de ocorrer.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de julho de 2014 09:00

Jpkun,

Infelizmente a Dell não realiza este tipo de serviço, que seria considerado de manutenção preventiva. O que é possível de ser orçado seria a substituição do kit térmico ou até mesmo da placa-mãe do equipamento pelo 0800 970 3355.

Para efetuar a limpeza, aconselharia você a encaminhar seu equipamento à um técnico de sua confiança.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de julho de 2014 11:00

Jpkun,

Não tenho conhecimento aprofundado dos sensores monitorados por este aplicativo, mas ao que me parece o item Memory Usage Dedicated teria alguma alteração caso você estivesse utilizando um bloco de memória específico e dedicado à alguma tarefa, e o bloco Dinâmico seria a memória "sob demanda" solicitada pelo processador gráfico.

Acredito que teria alteração na memória Dedicada se tivesse um equipamento sem placa de vídeo dedicada, onde a memória de vídeo seria compartilhada entre o processador e o vídeo, e neste cenário ambas teriam alteração.

11 Mensagens

30 de julho de 2014 11:00

Marlon vê se consegue me responder mais algumas duvidas !?

Se minha placa de vídeo, tem 2 GB RAM.

O que é ? E por que em Memory Usage Dedicated nunca sai de 0 MB ?

E também o que é  Memory Usage Dynamic, e ela nunca passa de 700 MB ?

11 Mensagens

31 de julho de 2014 14:00

Marlon, mas a manutenção preventiva, também limpa a poeira do cooler e do dissipador, além de trocar a paste termica ?

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

1 de agosto de 2014 04:00

Jpkun,

Sim, geralmente é efetuada a remoção de toda a sujeita interna e a troca da pasta térmica. Dependendo do problema também removem alguns conectores e colocam novamente para validar talvez algum mau contato, que acredito que não tenha relação com o seu problema, mas é sempre bom.

Nenhum evento encontrado!

Top