Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

Fechado

18 Mensagens

1880

5 de fevereiro de 2009 19:00

Wireless com Vírtua

Esatava navegando nos tópicos desse fórum e me depatrei com um tópico de algums meses atrás sobre esse assuntso: rede wireless e vírtua. Em uma das respostas dadas sobre esse assunto nessa postagem atiga, tem a seguinte informação:
 
"Quanto ao cable modem do virtua, este você deverá conectar seu cabo Cat 6 na porta WAN do roteador wireless da Linksys e deixar com que o endereço MAC seja cadastrado no banco de dados do Virtua - sim, na primeira vez que se usa a internet via cabo, a rede do Virtua armazena o endereço MAC do equipamento, para evitar que outra máquina use a conexão -  e por intermédio deste, todas as máquinas na rede local terão acesso a internet, usando a metodologia NAT."
 
A minha dúvida então é a seguinte: Eu tenho o Vírtua 2 MB há uns 4 anos. Desde que iniciei a usá-la, até hoje, já troquei algumas vezes de computador e acrescemtei outros à minha residência.
 
A minha "primeirésima" conexão com o vírtua ocorreu com uma máquina do tipo Desktop, conectada diretamente ao modem externo do Vírtua através da rede Ethernet LAN. Só que naquela época, eu possuía apenas essa máquina. Uns dois anos depois, eu vendi essa máquina e me livrei para sempre de sistemas "desktops" para aderir definitivamente aos modelos "notebooks". Comprei, nesse mesmo dia, um notebook HP Pavilion e simplesmente pluguei o cabo LAN do modem externo no plug Ethernet LAN do Notebook. Funcionou perfeitamente, como estava funcionando antes no finado desktop.
 
Algums meses mais tarde, meu irmão adquirou outro HP Pavilion para ele, e então, resolvi adquirir um roteador Wireless para não precisarmos contratar uma segunda conta do Vírtua e deixá-la com mais mobilidade. Comprei o D-LINK DI-524-UP (com suporte para impressora) e configurei a rede através do cable modem do Vírtua (o cabo CAT 6 foi conectado diretamente ao roteador). Tudo funcionou normalmente, os dois notebooks detectaram automaticamente o sinal da conexão pela rede Wi-Fi, e não houve redução significativa na velocidade de navegação em nenhum dois dois notebooks.
 
Mais recentemente, eu adquiri um "netbook", ou "mininotebook, (Acer Aspire One), para levar para a faculdade sem ter que carregar muito peso, e essa máquina também passou a compartilhar a minha rede wireless residencial, sem problemas.
 
Finalmente, como meu notebook da HP já estava um tanto defasado, e minha mãe estava com vontade de comprá-lo de mim a baixíssimo custo, eu aceitei a proposta, vendi meu note da HP para ela e comprei um 4º notebook para  casa, que vem a ser esse Dell Inspirion 1525. Ao ligá-lo pela primeira vez, ele automaticamente reconheceu a rede wireless e desde então, estamos compartilhando essa conexão vírtua 2 MB , através do roteador wireless, com QUATRO notebooks (nem semre todos eles ligados ao mesmo tempo, pois geralmente são no máximo 2 ligados simultaneamente).
 
Desculpem-me pela enorme e longa introdução à pergunta, mas é que eu precissava detalhar a situação. Minhas dúvidas então são as esguintes:
 
1) Há como a NET saber que há 4 computadores compartihando essa mesma conexão de internet via cabo?
 
2) Se o primeiro endereço MAC registrado pela Vírtua é aquele com o qual se fez primeiro acesso, como fica o meu caso, que já nem possuo mais a primeira máquina na qual foi instalada o vírtua pela primeira vez?
 
 
Enfim, e por último, eu gostaria de saber onde eu posso encontrar algum link para uma página que me ajude com informações do tipo "passo a passo", a transformar essa minha rede wireless aberta em uma rede wireless fechada (com senha? endereços MACs?), para evitar o mais novo tip de "golpe", o "GATOvìrtua".
 
Grata,
 
Cristina K.
 
 

458 Mensagens

6 de fevereiro de 2009 07:00

Olá Cristina, boa tarde.

Primeiramente, não é nenhum crime você usar 4 ou quantas máquinas quiser para acessar o link de internet que você assina. Depois que o sinal entra na sua casa, você pode fazer o quê quiser com ele.

Fora isso, é muito complicado saber, de fora da rede, quantas máquinas fazem o uso da internet, pois para fora da sua casa, todo o acesso, não importa de que máquina veio, usa apenas um IP, que é aquele que está associado ao seu roteador WiFi.

Quanto à gravação do MAC, no Virtual nunca vi usando pra nada, aqui em BH tem uma empresa que barra os acessos por isso, mas se tiver problemas para trocar a máquina é só ligar pra lá e pedir pra liberar. Ao meu ver é mais um incômodo do que "segurança" mesmo (tanto que até cancelei a minha assinatura desse provedor e migrei pra NET).

Para te ajudar a configurar a segurança da sua rede sem fio, dê uma lida nesse texto e nesse texto

[ ]s.

17 Mensagens

2 de março de 2009 14:00

o MAC Addres que o virtua sabe que está sendo usado é somente o do seu modem, o que diz na etiqueta MAC ou HFE address ou algo parecido.

O roteador, na verdade, simula como se fosse um computador registrado no modem para que ele possa distribuir o acesso via LAN ou Wireless. Quando você configurou o router, deve ter usado o CLONE MAC ADDRESS... ele clona pro router o mac da sua placa de rede, antes conectada ao virtua, para que o modem possa "se entender" com ele.

E nao há como a net saber que existem X computadors ligados no virtua. Pra eles, é só um computador, no caso o router.


Não sei se me fiz claro, se não entendeu, responda no topico q eu pesquiso uma outra maneira de te explicar melhor.
Nenhum evento encontrado!

Top