Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

36880

29 de maio de 2015 13:00

Designers, cuidado - Inspiron 15 5000 5548 Early 2015

Estou com o segundo Inspiron 15 5000 pois o primeiro foi trocado pela Dell por mal funcionamento com menos de 7 dias de uso.

O note atual demonstra uma performance muito abaixo do que a configuração deveria ter (i7, radeon 2gb e 8gb de ram).

Utilizo principalmente o Photoshop, Illustrator e Indesign e esse Dell não dá conta do recado.

Curiosamente meu macbook pro i5 de 2011 que só tem uma placa de vídeo intel hd de 512mb rodava tranquilamente o pacote adobe mesmo com arquivos em tamanho real de mais de 4 metros de largura.

O note estava com o cooler disparando aleatoriamente mesmo sem nenhum aplicativo aberto.e o CPU atingia picos de 100% apenas abrindo uma janela de qualquer browser, seja chrome ou mozilla.

Além disso assim que o botão esquerdo do mouse era acionado no Photoshop o cooler disparava, só reduzindo a rotação quando o botão era soltado.

Feitos todos os diagnósticos e updates, incluindo uma assistência remota, o comportamento da máquina piorou, sendo a última sugestão do suporte da Dell a restauração para configurações de fábrica. O cooler voltou ao normal. Infelizmente a performance caiu ainda mais.

A placa de vídeo não consegue rodar nada. Tenho usado o Battlefield 4 como medida. O note roda com tudo no low. Entretando há vários vídeos no youtube de gameplays e testes desse mesmo notebook rodando os jogos com configuração mediana - o que está ótimo para uma máquina não voltada para jogos.

Feitos todos os diagnósticos e updates de drivers da Bios, Chipsets, Sata e vídeo... nada mudou.

Agora a sugestão dada pelo suporte é reinstalar o windows de uma mídia física que será enviada para minha residência.

Infelizmente não acredito que isso resolverá o problema. Concordo que todas as hipóteses deve ser exploradas e descartadas afim de encontrar o possível problema. Mas a quantidade de posts sobre esses mesmos problemas que estou tendo e as sugestões dadas pelo suporte da Dell me fazem acreditar que não fiz uma boa escolha de compra. Engraçado porque meu monitor da Dell 2311H é incrivelmente bom... fazer o que?

21 Mensagens

29 de maio de 2015 19:00

Fernando,


O meu note, também, está com uma performance baixa. Configuração: i7, radeon 2gb e 16b de ram.

Está com o cooler disparando aleatoriamente e a CPU atinge picos de 100% abrindo apenas o navegador.

Também acho que não fiz uma boa compra.

Segue o texto do e-mail que encaminhei para o técnico que está me dando suporte e abriu chamado para troca de peças.

Estou indo dormir totalmente insatisfeito e decepcionado com o Notebook Inspiron 15 Série 5000 que comprei, confiando na marca DELL.

O cooler não para de funcionar, barulho irritante, e hoje, a partir de 18:00, comecei a usar o notebook somente para download. O uso da CPU está alto, chegando a 100% somente com o navegador Firefox aberto, travando, péssimo, péssimo!

Estou decepcionado. Comprar um TOP de linha: Core i7-5500U de 5ª geração, memória RAM de 16GB, Placa de vídeo AMD Radeon HD R7 M na área265 com memória dedicada de 2GB, HD de 1TB, tela de 15.6 polegadas Full HD, etc, etc, por mais de 3 mil reais, e o notebook vir de fábrica com vício de fabricação é, volto a afirmar, decepcionante.

Quero a troca do notebook. Com a experiência que tenho na área de informática, não acredito que trocas de peças/componentes irá resolver a situação. Vai ser o início de um "calvário"! Acredito que o defeito vai ser sistêmico. Perdi a confiança no conjunto, ou seja, no notebook.

E o cooler a mil. Não para. Parece um avião. Só falta levantar voo! E eu estou só com o navegador aberto!

Me informe o que é necessário para a troca do notebook. Perdi a confiança no produto.

Quero continuar confiando na marca DELL.

Ah!

Esqueci de um detalhe! O processador está esquentando, mesmo com o cooler a mil! Ou seja, o cooler está funcionando em alta rotação por causa do aquecimento do processador.

Monitorei agora ao terminar a mensagem com o software AIDA. Veja a imagem abaixo. Temperatura do processador: 71º C, velocidade do cooler: 5500 RPM.

Imagem inline 1

Eis a resposta do técnico:

Boa tarde, Adalton

 

A garantia do seu equipamento é suporte ao Sistema Operacional e troca de peças. Foi solicitado abertura de chamado segue aguardando confirmação.

 

Com relação as duvidas/queixas sobre o desempenho do equipamento, no email anterior consta:

 

"Visando garantir a efetividade do suporte aos nossos clientes, se a qualquer momento durante o andamento do seu caso, houver o entendimento que o caso não está sendo resolvido e precisar de apoio extra, envie um e-mail para helpts@dell.com, onde nosso time de segundo nível fará as devidas verificações para melhor suportá-lo."

 

Fique a vontade para enviar um email para o endereço relatando o feedback do seu equipamento e demais solicitações.

191 Mensagens

3 de junho de 2015 07:00

Bom dia, Fernando e Adailton!

Vocês chegaram a verificar se existe algum processo que está utilizando uma percentual maior do  processador? O uso do HD está normal, ou ele fica em 100%?

Nas configurações do Catalyst, quais programas estão confirguradas para serem executados com a placa de vídeo. É importante que os browsers de internet não estejam nessa lista.

Com relação a temperatura de operação do computador, de acordo com a Intel o processador pode operar em até 105ºC. Então, a temperatura está dentro do proposto. O que deve estar ocorendo é que há algum processo ou serviço que está constantemente usando o processador.

Tente desablitar os seguintes processos para ver se há alguma alteração: Super fetch, Windows Search, Background Intelligent Transfer Service BITS, Dell Data Vouch.

Aconselho também a executar o seguinte comando: sfc /scannow

Aguardo as respostas.

Obrigado.

15 Mensagens

3 de junho de 2015 10:00

Olá Matheus. Obrigado pela resposta.

Já monitorei os processos pelo gerenciador de tarefas e não há nenhum aplicativo ou processo consumindo CPU. Todos os programas que poderiam se beneficiar do funcionamento da Radeon já estão configurados no Catalyst. No meu caso são: Photoshop, Illustrator, Indesign, Extensis Suitcase, Steam, Child of Light e Starcraft 2. Mas tirando os jogos que assumem o topo do consumo do CPU quando rodados, os outros aplicativos são bem gerenciados pelo sistema.

No meu caso não tenho problemas com a temperatura do note. Após o reset para as configurações de fábrica sugerido pelo suporte de vocês, o cooler voltou ao normal. Porém o desempenho da máquina fica abaixo das configurações. Posso dizer isso pois comparo com o desempenho do meu MacBook Pro i5 de 2011 que não tem placa dedicada e roda tudo muito melhor. Também comparo com os gameplays que estão disponíveis no youtube mostrando usuários rodando com qualidade mediana os mesmos jogos que eu tento rodar aqui com configurações mínimas.

Se eu tiver que desabilitar processos do sistema para ele melhorar, então qual é a finalidade de ter um processador multicore?

Encontrei posts como o este:

tecnoblog.net/.../dell-inspiron-15-serie-5000-review

dizendo que esse modelo de processador i7 desse notebook tem desempenho muito menos do que os similares para gastar menos energia. Se eu soubesse disso (caso seja verdade) não teria comprado essa máquina, visto que meu objetivo principal é usar para trabalho.

E também há vasta "literatura" sobre o mau desempenho dessa placa Radeon m265

Executei o comando descrito sfc /scannow e não notei diferença alguma.

Enfim. Ainda estou aguardando a chegada da mídia com o Windows 8 para reinstalar e ver no que dá. Mas por favor... eu não sou usuário padrão. É claro que não é por causa de um sistema operacional "corrompido" que esse notebook está nesse estado.

Meu irmão e advogado me orientou há aguardar a resolução até o dia 21/06/2015 quando se completarão 30 dias desde a primeira nota sobre os problemas. A partir daí aguardarei instruções para ter o dinheiro de volta.

De qualquer forma obrigado.

21 Mensagens

3 de junho de 2015 15:00

Prezado Matheus,

Obrigado pela atenção!

Em relação aos seus questionamentos, seguem as respostas:

Vocês chegaram a verificar se existe algum processo que está utilizando um percentual maior do processador?

Resposta: sim o “Windows Modules Installer Worker”, oscila até 30% de consumo.

O uso do HD está normal, ou ele fica em 100%?

Resposta: não. Ele fica oscilando de 0 a 100%. Vide tela abaixo copiada:

Nas configurações do Catalyst, quais programas estão configuradas para serem executados com a placa de vídeo. É importante que os browsers de internet não estejam nessa lista.

Resposta: configurações do Catalyst OK.

Com relação a temperatura de operação do computador, de acordo com a Intel o processador pode operar em até 105ºC. Então, a temperatura está dentro do proposto. O que deve estar ocorrendo é que há algum processo ou serviço que está constantemente usando o processador.

Resposta: desculpe, mas tenho que rir. Meu amigo! Se o processador rodar a 105ºC, que é o máximo que ele pode chegar, ele vai fritar. 105ºC é a temperatura máxima que ele pode chegar. Processadores não foram feitos para operarem no máximo da temperatura. Isso acontece se você exigir o máximo da máquina. Estressar a máquina ao máximo. Isso pode acontecer ao se executar um jogo pesado. No entanto, os processadores são projetados para gerenciar o estresse máximo e caso se chegue ao pico de temperatura a máquina desliga.

Trabalhei na área de sistemas durante 3 anos. Em 1999 fui um dos responsáveis pela troca de todo o parque computacional da alta plataforma para baixa plataforma: cliente servidor, numa empresa que possui mais de 100 mil empregados. É isso mesmo que escrevi. A empresa que trabalho é uma estatal que possui mais de 100 mil empregados. É um Banco Estatal. Ou seja, não sou leigo no assunto. Tenho conhecimento técnico suficiente para saber quando um micro, notebook, etc, está instável.

Tente desabilitar os seguintes processos para ver se há alguma alteração: Super fetch, Windows Search, Background Intelligent Transfer Service BITS, Dell Data Vouch.

Resposta: não vou desabilitar processos que veem por padrão em um sistema operacional por conta de instabilidade num notebook bugado.

Aconselho também a executar o seguinte comando: sfc /scannow

Resposta: executei o sfc /scannow. Segue a tela abaixo copiada, informando que a “Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e não pode corrigir alguns”

  

Aguardo novas orientações!

Estou esperando visita técnica na sexta-feira, dia 5 de maio, para a troca do cooler e do sensor de temperatura.

Caso não resolva, vou exigir a troca do notebook através dos meios legais.

Finalizando. Meu filho possui um Notebook DELL. Comprei para ele. A diferença de performance é enorme, muito superior ao meu. A configuração dele é: NOTEBOOK DELL Inspiron 14R Core i5-4200U, HD 1TB, com placa de vídeo dedicada NVidea GT 740M de 2GB. Compra: 23/04/2014. O meu é o TOP da linha 5000: Core i7-5500U de 5ª geração, memória RAM de 16GB, Placa de vídeo AMD Radeon HD R7, com memória dedicada de 2GB, HD de 1TB, tela de 15.6 polegadas Full HD.

E aí? Pode o note do meu filho ter uma performance superior ao meu? Funciona redondinho. Uma maravilha. Fico com inveja.

21 Mensagens

3 de junho de 2015 15:00

21 Mensagens

3 de junho de 2015 15:00

Vide as telas do meu notebook Matheus. Não saíram na mensagem anterior.

21 Mensagens

3 de junho de 2015 15:00

Segue anexo com as telas.

1 Anexo

21 Mensagens

3 de junho de 2015 16:00

Segue tela do Windows Modules Installer Worker

1 Anexo

21 Mensagens

5 de junho de 2015 18:00

À Dell

 

Prezado Matheus

 

Recebi a visita do técnico hoje à tarde, 05/06/2015. No Relatório de Atendimento Técnico emitido por ele consta o SERVIÇO EXECUTADO: CAUSA: Troca do FAN com sucesso porém defeito persiste Reporte acompanhado por Dionisio Neto da Dell. O reparo do equipamento está incompleto, aguardando a seguinte pendência: e-mail de cliente.

Assim, conforme solicitado, estou encaminhando as telas com os defeitos/problemas apresentados, bem como, a relação de tais defeitos/problemas:

 

01 - O Windows Explorer fica com a imagem fosca com a configuração padrão do Windows. Para solucionar o problema foi necessário alterar a configuração de vídeo para “Deixe-me escolher um nível de escala para todos os meus vídeos” e selecionar “Médio - 125%”;

02 - O scroll do mouse não funciona em toda a tela dos aplicativos. Ou seja, não rola a tela a partir do lado direito do aplicativo Word, por exemplo. Para solucionar o problema foi necessário alterar a configuração de vídeo para “Deixe-me escolher um nível de escala para todos os meus vídeos” e selecionar “Médio - 125%”;

03 - O cooler do processador fica funcionando no máximo, mesmo sem nenhum programa aberto. Comuniquei tal problema à essa empresa através do telefone 0800 970 3355 em 25/05/2015, às 14:55, atendente , que abriu um chamado de substituição de peças. O cooler foi trocado na data de hoje, 05/06/2015, e o defeito continua. O técnico Silas Souza, em seu relatório, atesta o defeito: Troca do FAN com sucesso porém defeito persiste...;

04 - Ocasionalmente está apresentando a mensagem próxima aos “ícones e notificações”: “O driver de vídeo parou de responder e se recuperou. O driver de vídeo Intel HD Graphics Drivers for Windows 8(R) parou de responder e se recuperou com êxito”;

05 - O processador fica com a temperatura alta, 71º C, e o cooler funcionando no máximo, chegando a 6.600 RPM, ao ligar o computador frio, ou seja, após ele estar desligado por 24 horas;

06 - Alto consumo de CPU e o HD (disco): ficam funcionando perto de 100% sem nenhum programa aberto;

07 - Na página “Suporte ao produto”, “Drivers e downloads” ao executar a “Análise do sistema” acusa “Falha na verificação”, com a mensagem: “No momento, seu produto não é suportado pelo Utilitário de análise de drivers da Dell”;

08 - Tela azul: “Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado. Estamos coletando algumas informações sobre o erro e, em seguida, reiniciaremos para você”;

09 - Teclado frouxo, ou seja, não é firme.

10 - Avaliações de clientes comunicando alguns problemas semelhantes. Vide abaixo:

 

INSPIRON 15 5548
2 de Maio de 2015
Notebook muito barulhento, parece que tem um ventilador ligado ao seu lado. Performance ruim, apresentou falhas constantes em dois dias de uso. Teclado não responde, tela com imagem distorcida e superaquecimento
do adaptador de bateria. A pior aquisição de equipamento que já realizei até hoje.

 

esperava muito mais
3 de Maio de 2015
Eu comprei achando que ele não iria travar com nada, trabalho com photoshop e Lightroom e HD Externo, nao utilizo quase nada da memoria do note, tinha um Pc antigo e passava muito nervoso com ele travando, por isso escolhi comprar uns dos mais tops de linha da dell , porém foi uma decepção trava do mesmo jeito, e é lento para fazer as minhas atividades, e atividades simples como abrir um cartão de memoria da minha camera !

 

NAO COMPREEEE! POR FAVOR!
13 de Maio de 2015
Bom, em se tratar de um notebook de alto valor, nao recomendo nunca este produto! Além de a arquitetura dele quanto fisica e interna horrivel, faz muito barulho, esquenta, por ser um i7 com 16 gb, nao rodas alguns progamas basicos, vem com placa de video, mas so usa a integrada! Alem disso, vem com uma pequena saida de ar e barulhenta, se voce pensou em comprar nao compre, pessimo notebook, com o valor dele compensa um hp envy 17 sem duvida!
NAO COMPRE NAO COMPRE NAO COMPRE! HORRIVEL!

 

Seguem as cópias das reclamações efetuadas: via e-mail em 27/05/2015, via Chat Dell em 02/06/2015 e via Fórum DELL em 02/06/2015 e, também, as cópias das telas com os defeitos/problemas apontados.

 

Informo que possuo, também, as cópias das telas, fotos e filmagens que comprovam os defeitos/problemas apontados.

 

O notebook é um Inspiron 15 Série 5000, com Windows 8.1, de 64 bits - em Português (Brasil), Memória de 16GB, Dual Channel, DDR3L, 1600 MHz (2x8GB), Teclado retro iluminado numérico com 10 teclas - em Português (Brasil), Placa de Vídeo AMD Radeon HD R7 M265 com memória dedicada de 2GB DDR3, Driver Intel Wireless 7265 802.11ac + Bluetooth 4.0, Banda Dupla, 2x2 (2.4 GHz & 5 GHz), Disco híbrido de 1TB, SSHD, com unidade Flash de 8GB, Wireless Intel 7265 802.11ac + Bluetooth 4.0, Banda Dupla, 2x2 (2.4 GHz & 5 GHz), Cabo de alimentação de 250 V, 1 M, BRASIL, 1 ano de garantia com atendimento no local após o diagnóstico remoto, Bateria de íon de lítio de 3 células (43 WH), 5ª geração do Processador Intel Core i7-5500U (2.4 GHz expansível para até 3.0 GHz, Cache de 4MB), Cor Prata, Tela LED IPS FHD de 15.6 polegadas (1920x1080) com tecnologia Touchscreen, Fonte de Alimentação Adaptador CA de 65W.

 

 

Finalizando, solicito a troca do notebook por um novo, caso contrário irei tomar as medidas legais cabíveis e postarei esta reclamação no site www.reclameaqui.com.br, redes sociais e os vídeos no youtube.

PS: Postagem moderada a fim de preservar nomes dos analistas e técnicos.

15 Mensagens

6 de junho de 2015 06:00

Cara, não troque o produto. Pegue o reembolso e compra um Acer. Eles trocaram meu Inspiron 15 por outro e os problemas continuam.

191 Mensagens

6 de junho de 2015 08:00

Olá, Dadaixavier!

Por gentileza, me passe por mensagem privada o número do protocolo de atendimento ou a TAG do equipamento.

Obrigado.

191 Mensagens

6 de junho de 2015 08:00

Olá, fernandofeldberg!

Obrigado pela resposta e pelas informações.

Realmente, o processador da linha Inspiron é da série ULV (Ultra Low Voltage), que é desenvolvido para um menor consumo de energia pemitindo assim uma durabilidade maior de uso na bateria. Também possibilita a construção de um equipamneto menos espesso, visto que exige um sistema de ventilação menor.

No entanto, para isso, essa linha de processadores ULV da Intel possui um desempenho inferior se comparada aos processadores da linha M (Mobile). Para tentar compensar existe o modo Turbo, que nada mais é que um overclock ativado ao se utilizar intensamente o processador. Só que ao ativar esse modo o cpu acaba por esquentar mais do que o normal.

Por esses motivos essa linha de processadores ULV não é a mais indicada para tarefas mais pesadas, como edição gráfica e jogos. Há melhores opções para essas tarefas.

Quanto a instalação do Windows 8.1, se você não deseja esperar a chegada da mídia pode tentar realizar o download através da própria Microsoft, através desse link AQUI .

Agradeço a colaboração e estou à disposição para maiores dúvidas e/ou problemas.

15 Mensagens

6 de junho de 2015 15:00

Olá Matheus.

O que eu acho interessante é que em lugar algum do site de compra da Dell ou na descrição do produto.

Não digo nem em função de utilização em tarefas pesadas, mas sim como informação ao consumidor que visa a adquirir um produto com um mínimo de qualidade.

Agora, torno a repetir. A performance desse notebook continua baixa em relação ao meu antigo MacBook i5 mesmo sendo um processador de baixo rendimento, ainda mais com o auxílio de uma placa de vídeo dedicada, seja elá boa ou não. Continuo aguardando orientações da Dell sobre esse fator e até agora nenhum dos atendentes sequer explicou o fato (que é confirmado pelas inúmeras entradas de problemas similares neste fórum).

Quanto ao aquecimento, não tenho tido prolemas. No início o cooler apresentava comportamento aleatório, o que aparentemente foi resolvido com o reset para as especificações de fábrica.

Quanto a reinstalação do Windows, o suporte me sugeriu instalar via mídia para testar a integridade da própria imagem de instalação.

Dia 24/06/2015 terminará o prazo de 30 dias que a empresa tem para regularizar a situação do produto. 

Obrigado.

21 Mensagens

7 de junho de 2015 09:00

Prezado Matheus,

Mais uma vez, obrigado pela atenção!

Pontuo as suas considerações sobre o processador da linha Inspiron que, como você escreveu, é da série ULV (Ultra Low Voltage).

Você escreveu: “No entanto, para isso, essa linha de processadores ULV da Intel possui um desempenho inferior se comparada aos processadores da linha M (Mobile). Para tentar compensar existe o modo Turbo, que nada mais é que um overclock ativado ao se utilizar intensamente o processador. Só que ao ativar esse modo o cpu acaba por esquentar mais do que o normal.

Como já disse acima, meu filho possui um Notebook DELL. Comprei para ele em 23/04/2015, e é da linha ULV (Ultra Low Voltage): Core i5-4200U, placa de vídeo dedicada NVidea GT 740M de 2GB e, mesmo rodando jogos pesados o processador não esquentar ao ponto do cooler disparar e não parar mais. Ou seja, o notebook é extremamente silencioso, roda jogos pesados (obviamente, a depender do jogo, não irá rodar nas configurações máximas) não esquenta além do previsto e o cooler não dispara. Quando acontece do cooler disparar, volta ao normal em menos de 2 minutos e, como disse, é extremamente silencioso. O notebook do meu filho está à disposição dos técnicos da Dell para comprovarem o que eu estou afirmando.

Você escreveu também: “Por esses motivos essa linha de processadores ULV não é a mais indicada para tarefas mais pesadas, como edição gráfica e jogos. Há melhores opções para essas tarefas”.

O note que comprei pode não ser indicado para tarefas mais pesadas, como edição gráfica e jogos. Mas, com a configuração que possui, não é impeditiva para rodar tarefas mais pesadas, como edição gráfica e jogos. Se fosse, o notebook do meu filho, com uma configuração inferior e com um processador: Core i5-4200U (4ª geração, que consome mais e, portanto, esquenta mais), que é da mesma linha do note que eu comprei: Core i7-5500U (5ª geração, que consome menos e, portanto, esquenta menos), não rodaria jogos pesados e outros programas que exigem o máximo da máquina.

Pergunto: onde está registrada tal informação no site da Dell? Ou seja, onde está registrada que a linha de processadores ULV não é a mais indicada para tarefas mais pesadas, como edição gráfica e jogos?

21 Mensagens

7 de junho de 2015 10:00

Prezado fernandofeldberg,

Obrigado pela atenção.

Depois do seu conselho eu fiquei na dúvida! Você acha uma boa comprar um LENOVO?

Fiquei na dúvida entre um LENOVO e um DELL. Comprei um DELL. E olha a dor de cabeça!!!

Necessito de um notebook de empresas dão assistência em casa.

Nenhum evento encontrado!

Top